O procedimento é realizado com um equipamento chamado enteroscópio, um aparelho similar ao endoscópio ou colonoscópio, sendo mais longo (cerca de 2 metros). O enteroscópio possui na sua extremidade uma fonte de luz e uma câmara de vídeo que irá transmitir imagens ampliadas e de elevada definição para um monitor presente na sala onde o exame é realizado.
== Técnicas de Enteroscopia: ==
Na grande maioria das vezes não é necessário internamento, podendo o doente regressar a casa pouco tempo depois do fim do exame. Contudo, como o procedimento é feito sob sedação, o doente deve fazer-se acompanhar por alguém que lhe possa prestar auxílio e conduzi-lo a casa.
== Preparo ==
• Uma vez que a enteroscopia é realizada sob sedação anestésica, poderão ser necessários exames adicionais e uma avaliação por um médico Anestesiologista.
== Indicações: ==
• Dilatação de estenoses do intestino delgado (por exemplo, estenoses pós-operatórias; estenoses secundárias a doença de Crohn).
== Contraindicações: ==
• Suspeita de perfuração intestinal.
== Complicações: ==
As complicações mais graves incluem perfuração intestinal, hemorragia grave e pancreatite aguda. Geralmente estas complicações são resolvidas com técnicas endoscópicas ou terapêutica médica conservadora, mas, em último recurso, poderá ser necessário realizar uma cirurgia de urgência.
== No SUS ==
'''O procedimento não é padronizado nem disponibilizado no SUS, conforme a tabela o Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do Sistema Único de Saúde (SIGTAP/SUS).'''