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Autismo

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DEFINIÇÕES
== DEFINIÇÕES ==
EM EDIÇÃO
O Autismo ou Transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento que aparece nos três primeiros anos de vida e interfere no desenvolvimento cerebral normal das habilidades sociais e da comunicação. O transtorno do espectro autista costuma apresentar uma grande variedade de sintomas diferentes. Atualmente ainda não são conhecidas as causas desse transtorno e as pesquisas sugerem que existe uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
O diagnóstico propriamente dito é estabelecido a partir dos critérios clínicos de sistemas classificatórios, dentre os quais o mais consagrado é o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), 5ª edição, que indica um conjunto de critérios para o diagnóstico do TEA, por exemplo:
A. Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos,  
1. Déficits na reciprocidade socioemocional
 
2. Déficits nos comportamentos comunicativos não verbais usados para interação social
 
3. Dificuldade para desenvolver, manter e compreender relacionamentos
 
B. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, conforme
manifestado atualmente ou por história prévia:
 1. Movimentos motores, uso de objetos ou fala estereotipados ou repetitivos. 
2. Insistência nas mesmas coisas, adesão inflexível a rotinas ou padrões ritualizados de
comportamento verbal ou não verbal. 3. Interesses fixos e altamente restritos que são anormais em intensidade ou foco. 
4. Hiper ou hiporeatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos sensoriais
do ambiente (p. ex., indiferença aparente a dor/temperatura, reação contrária a sons outexturas específicas, cheirar ou tocar objetos de forma excessiva, fascinação visual por luzesou movimento).C. Os sintomas devem estar presentes precocemente no período do desenvolvimento. 
D. Os sintomas causam prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social,
profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo no presente.
 
E. Essas perturbações não são mais bem explicadas por deficiência intelectual, a
comunicação social deve estar abaixo do esperado para o nível geral do desenvolvimento.
A detecção precoce do autismo é fundamental para que as intervenções possam ser realizadas, principalmente ao considerar-se que a resposta positiva ao tratamento (em termos de linguagem, desenvolvimento cognitivo e habilidades sociais) é mais significativa nos casos de intervenção mais imediata. Isso se dá em função da plasticidade cerebral, assim como das experiências precoces nos primeiros anos de vida do bebê, fundamentais para o funcionamento das conexões neuronais e para o desenvolvimento psicossocial.
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