As hepatites virais são causadas por cinco vírus: o vírus da hepatite A (HAV, do inglês hepatitis A virus), o vírus da hepatite B (HBV, do inglês hepatitis B virus), o vírus da hepatite C (HCV, do inglês hepatitis C virus), o vírus da hepatite D (HDV, do inglês hepatitis D virus) e o vírus da hepatite E (HEV, do inglês hepatitis E virus). Essas infecções
têm um amplo espectro clínico, que varia desde formas assintomáticas, anictéricas e ictéricas típicas, até a insuficiência hepática aguda grave (fulminante). A maioria das hepatites virais agudas é assintomática, independentemente do tipo de vírus. Quando apresentam sintomatologia, são caracterizadas por fadiga, mal-estar, náuseas, dor abdominal, anorexia e icterícia. A hepatite crônica, em geral, cursa de forma assintomática. As manifestações clínicas aparecem quando a doença está em estágio avançado, com relato de fadiga, ou, ainda, cirrose <ref>[https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hepatites-virais Ministério da Saúde: Hepatites Virais]</ref>.
Atualmente, o programa está sob a responsabilidade da Gerência de IST, HIV/AIDS e Doenças Infecciosas Crônicas (GEDIC). Essa gerência é responsável por planejar, orientar, coordenar e supervisionar as atividades de vigilância epidemiológica das hepatites B e C, sífilis, infecção por HIV/AIDS e outras ISTs, além de analisar dados referentes ao perfil epidemiológico dessas doenças <ref>[https://dive.sc.gov.br/index.php/gerencia-de-ist-hiv-aids-e-doencas-infecciosas-cronicas-gedic? Gerência de IST, HIV/AIDS e Doenças Infecciosas Crônicas - GEDIC]</ref>.
== Notificação ==