Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Fisioterapia

305 bytes adicionados, 13 março
== Fisioterapia pelos Métodos Schroth e SEAS == EM ATUALIZAÇÃO
A escoliose é um encurtamento da coluna causado por uma curvatura anormal, quando o paciente tem escoliose, a coluna acaba fazendo uma curva para um dos lados, em forma de “C” ou “S”. Pode-se destacar que, a abordagem de tratamento para a escoliose varia de acordo com o estágio em que cada indivíduo se encontra, em geral pacientes que possuem curvaturas leves menores que 25º são tratados com exercícios, curvaturas moderadas entre 40º são tratadas com o uso de órtese e exercícios específicos e curvaturas maiores que 45º é indicado procedimento cirúrgico e exercícios específicos no pré e pós-cirúrgico, mas em cada caso é realizada uma avaliação individualizada para escolha da melhor opção terapêutica.
O [[Método Schroth ]] é uma das abordagens de fisioterapia para tratamento da escoliose. Ele é baseado em exercícios adaptados à curvatura da coluna de cada paciente e usa exercícios personalizados para retornar a coluna curvada a uma posição mais natural. O objetivo dos exercícios Schroth é desrotar, alongar e estabilizar a coluna em um plano tridimensional.
O principal objetivo dos exercícios de Schroth é evitar que a escoliose avance. Dependendo da sua idade, maturidade óssea e grau de curvatura, o uso de órtese também pode fazer parte do tratamento. A respiração específica de Schroth complementa a órtese, pois as crianças são ensinadas a respirar dentro de sua órtese personalizada. Gerenciar a escoliose com o Método Schroth e a órtese pode ser uma opção para pacientes que desejam evitar a cirurgia. No entanto, um compromisso de longo prazo com as diretrizes de Schroth é necessário para tornar esse tratamento bem-sucedido.
O método [[''Scientific Exercise Approach to Scoliosis'' (SEAS) baseia]], desenvolvido por Negrini e colaboradores, na Itália, é considerado um mecanismo de autocorreção ativa da coluna vertebral. Baseia-se em ensinar ao paciente a autocorreção seguida de exercícios funcionais, que tem por objetivo atingir ou manter o controle postural e estabilização espinhal na postura corrigida. Pode ser realizado com ou sem supervisão profissional, desde que o paciente esteja em acompanhamento, a fim de melhorar a curvatura da coluna apenas com exercícios
A dificuldade dos exercícios aumenta gradativamente, fazendo com que os pacientes desenvolvam uma resistência muscular na postura corrigida. De uma forma geral, estes exercícios tem como objetivo ensinar aos pacientes portadores de escoliose formas ativas de correção das deformidades.
Editor, leitor
868
edições

Menu de navegação