Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Tramadol + paracetamol

2 873 bytes adicionados, 14h35min de 8 de outubro de 2014
Criou página com '==Classe terapêutica== Analgésico opióide + analgésico e antitérmico ==Nomes comerciais== Ultracet, Paratram, Revange ==Principais informações== A associação [[T...'
==Classe terapêutica==

Analgésico opióide + analgésico e antitérmico

==Nomes comerciais==

Ultracet, Paratram, Revange

==Principais informações==

A associação [[Tramadol + paracetamol]] é indicado para dor de intensidade moderada à severa, de caráter agudo, subagudo e crônico <ref> [http://www.ache.com.br/Downloads/LeafletText/437/BU_REVANGE_MAR2013.pdf Bula do Medicamento] </ref>.

A combinação de [[Tramadol + paracetamol]] causa um efeito sinérgico, ou seja, quando tramadol e paracetamol são administrados em conjunto, uma menor quantidade de cada fármaco é necessária para produzir um efeito analgésico <ref> [http://www.ache.com.br/Downloads/LeafletText/437/BU_REVANGE_MAR2013.pdf Bula do Medicamento] </ref>.

==Informações sobre o medicamento/alternativas==

[[Tramadol + paracetamol]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.

Alternativamente, as unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam os antiinflamatórios analgésicos [[ibuprofeno]] 200mg, 600mg e 20mg/ml, [[ácido acetilsalicílico]] 500mg e os alnalgésicos e antitérmicos [[paracetamol]] 500 mg e 200mg/ml e [[Dipirona]] 500mg/ml, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização destes medicamentos é obrigatória, de acordo com a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.

Para o tratamento do alívio da dor crônica (CID10: R52.1, R52.2) o SUS oferece o medicamento [[gabapentina]] por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, o qual busca prover a integralidade de tratamento no âmbito do sistema. Esse Componente é regulamentado pela [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pt_gm_ms_1554_2013.pdf Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013] e [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7242&Itemid=85 Anexos da Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013].

==Referências==

<references/>
Leitor
4 299
edições

Menu de navegação