3 438 bytes adicionados,
14h02min de 18 de setembro de 2014 ==Classe terapêutica==
Terapia nutricional
==Nomes comerciais==
Modulen
==Principais informações==
Modulen é uma nutrição completa altamente especializada, isenta de glúten e lactose, para pacientes com Doença de Crohn <ref>[http://www.nutriservice.com.br/suplementos-alimentares/modulen-400gr-especialidades]</ref>.
A doença de Crohn é uma inflamação crônica que compromete todo o tubo digestivo, da boca até o reto e o ânus, embora a porção terminal do intestino delgado (íleo) seja a parte mais afetada, assim como o segmento inicial do intestino grosso (ceco). Essa situação provoca aumento da velocidade da eliminação das fezes, esfoliação da mucosa intestinal, dificuldade para absorver os nutrientes e desnutrição <ref> [http://www.fleury.com.br/revista/dicionarios/doencas/Pages/doenca-de-crohn.aspx] Doença de Crohn</ref>. A resposta inflamatória sistêmica, ao lado da baixa ingestão oral, é a principal causa da elevada taxa de desnutrição <ref> [http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:lQsV3XmlWkQJ:www.projetodiretrizes.org.br/9_volume/terapia_nutricional_na_doenca_de_crohn.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br] Terapia nutricional na Doença de Crohn</ref>.
De acordo com informações obtidas do Projeto Diretrizes da Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina a respeito da terapia nutricional na Doença de Crohn, esse tipo de nutrição tem o objetivo de corrigir a desnutrição e a deficiência de nutrientes e reverter as suas conseqüências metabólicas e patológicas. Na fase aguda o uso de terapia nutricional enteral e drogas estão indicados para pacientes desnutridos. Quanto ao tratamento de manutenção, a terapia nutricional enteral parece ser efetiva na prevenção das crises de agudização e manutenção da remissão. Observa-se menor recidiva das crises quando administrada metade das necessidades nutricionais como nutrição enteral (dieta elementar) e metade como dieta normal, do que somente dieta normal. Nos paciente com inflamação intestinal persistente, como aqueles dependentes da corticoidoterapia, é recomendado o uso de suplemento nutricional oral <ref> [http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:lQsV3XmlWkQJ:www.projetodiretrizes.org.br/9_volume/terapia_nutricional_na_doenca_de_crohn.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br] Terapia nutricional na Doença de Crohn</ref>.
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
Este produto não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos/alimentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Portanto não é fornecido pelo SUS.
Sugerimos verificar junto a Secretaria Municipal de Saúde a possibilidade de atendimento.
Alternativamente, é fornecida pela SES/SC dieta para nutrição enteral ou gastrostomia (sem marca específica) para pacientes adultos em uso de nutrição enteral (via sonda) em domicílio. Se esse for o caso do paciente, o solicitante deve encaminhar processo administrativo solicitando tal produto para a Regional de Saúde correspondente ou ao Centro de Custo do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (ao qual o município onde reside está vinculado), no qual esteja comprovada a necessidade e, uma vez cadastrado, o mesmo passará a receber com regularidade (mensalmente) o produto.
==Referências==
<references>