==Principais informações==
O [[pantoprazol ]] age reduzindo a acidez estomacal. Está indicado para remissão dos sintomas das gastrites e da dispepsia não ulcerosa e para tratamento da doença do refluxo gastresofágico sem esofagite, das esofagites de refluxo leves e na manutenção prevenindo as recidivas, em pacientes com esofagite de refluxo já tratada. Também é usado para prevenção das lesões gastroduodenais induzidas por medicamento <ref>[http://www.bulas.med.br/bula/173072/pantoprazol+40+mg+comprimidos.htm] Bula do medicamento</ref>.
Em consulta ao PUBMED® Clinical Queries utilizando-se os termos “pantoprazole AND omeprazole AND therapeutics NOT drug interaction” foi encontrada metanálise que compara a potência relativa dos inibidores da bomba de prótons com relação aos seus efeitos no pH intragástrico. No artigo é descrito que a potência relativa do pantoprazol em relação ao omeprazol é 0,23 (potência do omeprazol igual a 1,0). Os autores do artigo também referem que FDA (Food and Drug Administration), OMS (Organização Mundial de Saúde) e a Associação Canadense de Gastroenterologia consideram doses de 20mg de omeprazol e 40mg de pantoprazol equivalentes <ref>KIRCHHEINER, J.; et al. Relative potency of proton-pump inhibitors-comparison of effects on intragastric pH. Eur J Clin Pharmacol. 2009 Jan;65(1):19-31 </ref>.
Os medicamentos [[omeprazol]], [[esomeprazol]], [[pantoprazol]], [[lansoprazol]] e [[rabeprazol]] pertencem todos à mesma classe farmacológica (inibidor da bomba de prótons) e não há diferenças significativas entre a eficácia desses medicamentos no tratamento de refluxo. Porém, existem grandes diferenças em termos de custos <ref> [http://200.214.130.94/rebrats/publicacoes/Edi%C3%A7%C3%A3on%C2%BA3-RefluxoGastroesof%C3%A1gico-publicadoSITE%20ANVISA.pdf ANVISA. REFLUXO GASTROESOFÁGICO. ANO II – EDIÇÃO Nº 3 MARÇO, 2010] </ref>.
==Informações sobre o medicamento/alternativas==