O Pentacam permite a obtenção de mapas topográficos (tomografia) com informações relevantes da elevação da superfície anterior e posterior da córnea, paquimetria da córnea (espessura), profundidade e volume da câmara anterior, valores de densidade ótica do cristalino, aberrometria corneana e medição do ângulo irido-corneano.
'''A confusão entre a Topografia Corneana e o PENTACAM destaca a importância de distinguir termos comerciais de tecnologias específicas no diagnóstico corneano.
Existe uma diferença fundamental entre a topografia corneana, focada na curvatura anterior, e a tomografia por Scheimpflug (PENTACAM), que analisa a córnea tridimensionalmente, incluindo a superfície posterior.'''
A tecnologia Scheimpflug é preferida para avaliar o risco de ectasia pós-cirúrgica, crucial para um planejamento cirúrgico de cirurgias refrativas como LASIK e PRK.
== No SUS: ==
No SUS é padronizado o exame 02.11.06.028-3 - TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA, que é um MÉTODO DE EXAME OFTALMOLÓGICO NÃO INVASIVO E DE NÃO CONTATO QUE PERMITE A REALIZAÇÃO DE CORTES TRANSVERSAIS DE RETINA (SEGMENTO POSTERIOR), PERMITINDO DETECTAR SINAIS MICROSCÓPICOS DE ALTERAÇÕES PRECOCES DA RETINA, INCLUSIVE CORIODORRETINIANAS.PODE SER UTILIZADO PARA REALIZAR A CONFIRMAÇÃO DIAGNÓSTICA DE GLAUCOMA EM PACIENTES SUSPEITOS PELO ASPECTO DO DISCO ÓPTICO OU EM RAZÃO DE ALTERAÇÕES DO CAMPO VISUAL OU DEVIDO A PRESSÃO INTRAOCULAR (PIO) ELEVADA. DEVERÁ SER REALIZADO CONFORME OS PROTOCOLOS CLÍNICOS E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS DA DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DMRI) DA RETINOPATIA DIABÉTICA E DO GLAUCOMA, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. PROCEDIMENTO BINOCULAR. '''O Exame Pentacam ou Tomografia de Córnea ou Tomografia do Segmento Anterior não é padronizado no SUS. Porém, pode ser disponibilizado em alguns centros de referência em oftalmologia pelo SUS.'''