<span style==Classe terapêutica=="font-size:small;color:blue"> Medicamento Sujeito a Controle Especial - Este medicamento pertence à '''lista C1''' da Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998 <ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/svs/1998/prt0344_12_05_1998_rep.html Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998]</ref>.
Antagonista <span style="font-size:small;color:blue">Validade da receita: 30 dias. <span style="font-size:small;color:blue">Prescrição máxima: quantidade para o tratamento correspondente a no máximo 60 dias. <span style="font-size:small;color:blue"> Para informações complementares consulte o item [[Prescrições Médicas]] na página principal. As substâncias presentes na Portaria nº 344/98 necessitam de receptor dopaminérgico do tipo 2 (D2) controle mais rigoroso uma vez que apresentam ação no sistema nervoso central com capacidade de causar dependência física ou psíquica; assim como podem ser abortivas ou altamente teratogênicas. Além disso, em alguns casos são utilizadas para fabricação de entorpecentes e serotoninérgico psicotrópicos ou são classificadas como substâncias anabolizantes. == Registro na Anvisa == '''SIM''' '''Categoria:''' medicamento '''Classe terapêutica:''' neurolépticos <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/540498?substancia=23680&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do tipo 2 medicamento Invega ® - Registro ANVISA] </ref> == Classificação Anatômica Terapêutica Química (5HT2AATC)== Psicolépticos <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=N05&showdescription=no Grupo ATC] </ref> - N05AX13 <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=N05AX13 Código ATC] </ref>
==Nomes comerciais==
Invega®, Invega Sustenna®, Invega Trinza ® == Indicações ==
O medicamento [[paliperidona]], em adultos (18 anos ou mais), é indicado para o tratamento da esquizofrenia, incluindo tratamento agudo e prevenção de recorrência, e para o tratamento de transtorno esquizoafetivo em monoterapia e em combinação com antidepressivos e/ou estabilizadores do humor. É indicado também para o tratamento da esquizofrenia em adolescentes de 12 a 17 anos de idade <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro==Principais informações==112363388 Bula do medicamento Invega ® - Bula do Profissional]</ref>.
[[Paliperidona]] é indicado para == Informações sobre o tratamento de:medicamento ==
O medicamento '''paliperidona não pertence''' ao elenco da [https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - esquizofreniaRENAME (2024)], incluindo tratamento agudo que contempla os medicamentos e prevenção insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://infosus.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de recorrênciaSaúde.
- transtorno esquizoafetivo em monoterapia e em combinação com antidepressivos e/ou estabilizadores do humor <ref> [http://www.janssen-cilag.com.br/bulas/invega%E2%84%A2 Bula do Medicamento] </ref>.== Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS ==
O mecanismo de ação da paliperidona, como ocorre com outros Os seguintes medicamentos eficazes contra a esquizofrenia, é desconhecido. Entretanto, foi proposto que a atividade terapêutica (''clique no nome do medicamento em esquizofrenia é mediada por uma combinação de antagonismo de receptor dopaminérgico para consultar como ter acesso ao mesmo'') '''estão disponíveis no âmbito do tipo 2 SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (D2CBAF) e serotoninérgico do tipo 2 pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (5HT2ACEAF) ''' <ref> [httphttps://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf RENAME 2024] </ref><ref>[https://www.janssengov.br/conitec/pt-cilagbr/midias/protocolos/pcdt-esquizofrenia-livro-2013-1.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Esquizofrenia] </ref><ref>[https://www.comgov.br/bulasconitec/invega%C2%AEpt-sustenna%E2%84%A2 Bula do Medicamentobr/midias/protocolos/20210601_portaria-conjunta_pcdt-transtorno-esquizoafetivo-1.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Transtorno Esquizoafetivo] </ref>. :
A Paliperidona é um metabólito ativo da risperidona *[[Clozapina]] (ou seja, a risperidona se transforma em paliperidona no organismoCEAF).
==Informações sobre o medicamento/alternativas==*[[Haloperidol]] (CBAF)
A *[[PaliperidonaOlanzapina]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser disponibilizada no momento.(CEAF)
Alternativamente, o medicamento *[[RisperidonaQuetiapina]] 1mg, 2mg e 3mg (comprimidosCEAF) está padronizado pelo Ministério da Saúde, através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, para o tratamento dos pacientes portadores de esquizofrenia refratária (CID 10 F20.0; F20.1; F20.2; F20.4; F20.5; F 20.6; F20.8), conforme critérios estabelecidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.
O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se ao Centro de Custo para este Componente, ao qual o município onde reside está vinculado.*[[Risperidona]] (CEAF)
Importante ressaltar que a *[[paliperidonaZiprasidona]] e a [[risperidona]] pertencem à mesma classe farmacológica, portanto possuem as mesmas indicações de tratamento.(CEAF)
'''''Importante:''''' As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
'''Paliperidona Injetável'''== Recomendação desfavorável da CONITEC ==
Um dos maiores problemas enfrentados A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no tratamento SUS (CONITEC) publicou o [https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/incorporados/palminatodepaliperidona-final.pdf Relatório de Recomendação nº 40], aprovado pelo Ministério da esquizofrenia é o Saúde por meio da adesão ao tratamento e uma das estratégias é a utilização [https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/relatorios/portaria/2013/portaria15_2013.pdf Portaria SCTIE/MS nº 15, de antipsicóticos 02 de ação prolongada abril de uso injetável2013], como com a Paliperidona "Sustenna", pois sua aplicação é necessária somente uma vez ao mês. Porém, é importante verificar se decisão final de '''não incorporar o medicamento palmitato de paliperidona para o paciente já tentou tratamento anteriormente com a risperidona, que é disponibilizada pelo da esquizofrenia no âmbito do SUS.
==Referências==
<references/>
'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''