Diversas estratégias para implementar intervenções não farmacológica têm sido reportadas, e geralmente são recomendadas para crianças com menos de cinco anos de idade. Além das intervenções comportamentais estruturadas, como o método ABA, há intervenções comportamentais naturalistas, como o método Denver.
== O MÉTODO DENVER ==
O método Denver, também conhecido como ESDM (Early Start Denver Model – Modelo Denver para Intervenção Precoce) é baseado em intervenções comportamentais para crianças com TEA de 12 a 48 meses. É preconizado em alta intensidade, com treinos realizados em casa e na escola.
Todo o ambiente da criança deve ser avaliado e a participação da família é essencial para a estimulação dos comportamentos desejados e o controle dos comportamentos indesejados.
As estratégias utilizadas são individualizadas para abordar de forma específica o problema que mais afeta cada criança com TEA, portanto não é possível padronizar um conjunto de estratégias mais efetivo.
Os fundamentos teóricos do método Denver incluem um foco no papel da aprendizagem experiencial ativa, da interação precoce e da motivação social para a aprendizagem e o desenvolvimento, levando em consideração a plasticidade cerebral e a capacidade adaptativa presentes neste momento do desenvolvimento infantil.
A mudança de comportamento no ESDM é direcionada no contexto de “rotinas de atividades conjuntas”, com atividades de brincadeira e rotinas diárias que se baseiam na iniciativa e preferências da criança para facilitar o engajamento social e o aprendizado social. O formato de rotina de atividades conjuntas é projetado para imitar as trocas que ocorrem durante o desenvolvimento inicial entre crianças típicas e cuidadores, por meio das quais os adultos estruturam a aquisição de novos comportamentos pela criança durante a interação face a face (por exemplo, rotinas de esconde-esconde, rotinas de música, jogos de palmas) ou atividades envolvendo objetos (por exemplo, construir uma torre com blocos).
Inicialmente, o modelo de Denver começou como um programa diário de 25 horas semanais, no qual se trabalhava com pequenos grupos de crianças. O ESDM como uma intervenção intensiva é realizado em 20 ou mais horas semanais e é desenvolvido por profissionais capacitados e especializados, em um contexto clínico.
Há discussões sobre potenciais eventos adversos associados ao método Denver principalmente relacionados à intensidade da técnica e teor repetitivo da terapia, além de críticas com relação à dificuldade de reprodução e generalização da técnica. Potenciais impactos negativos das intervenções comportamentais sobre a saúde mental no longo prazo são incertos e são considerados para discussões.