Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Método Denver

910 bytes adicionados, 16h17min de 17 de dezembro de 2024
Tratamento do Autismo:
O acompanhamento da pessoa com TEA está dividido em:
• Identificação: o foco é no acompanhamento do desenvolvimento infantil, rastreamento por meio de indicadores e instrumentos, identificação de sinais de alerta e ações de estimulação promovidas por equipes de saúde e educação.  
• Tratamento, habilitação e reabilitação: é desenvolvido um plano terapêutico singular (PTS) que, com base na avaliação dos aspectos de comunicação, linguagem e de interação social, consiste em plano de terapia multiprofissional e individualizado visando ganho funcional e de autonomia.
 
'''Tratamento farmacológico''':
 
As opções farmacológicas são direcionadas para sintomas-alvo, falta de resposta à terapia não farmacológica e/ou para tratar um comportamento que apresenta impacto funcional negativo. As opções incluem antipsicóticos (convencionais e atípicos), estimulantes, antidepressivos – inibidores seletivos da recaptação de serotonina, agonistas alfa 2, anticonvulsivantes e estabilizadores de humor, ansiolíticos e benzodiazepínicos e medicamentos indutores do sono.
 
A risperidona foi avaliada pela Conitec e está incluída no manejo do comportamento agressivo em crianças e adultos com TEA. A recomendação de uso no SUS foi baseada no benefício demonstrado nos casos em que o tratamento não farmacológico apresente resposta insuficiente ou baixa adesão, que pode ser devida à gravidade do comportamento agressivo.
 
'''Tratamento não farmacológico''':
Editor
494
edições

Menu de navegação