Alterações

Atomoxetina

2 bytes removidos, 15h16min de 22 de julho de 2014
Principais informações
[[Atomoxetina]] é indicada para o tratamento do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) em crianças com 6 anos de idade ou mais, em adolescentes e em adultos como parte de um programa terapêutico integrado (medidas psicológicas, educacionais e sociais que estabilizam doentes com síndromes comportamentais). Nos adultos é indicada somente quando houver a certeza dos sintomas de TDAH na infância<ref>[http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=40593&tipo_doc=rcm] Bula do medicamento</ref>.
O tratamento farmacológico não está é indicado em todos os doentes para todas as pessoas com esta síndrome e a decisão de utilizar o medicamento deve basear-se numa avaliação minuciosa da disfunção relativa à idade do paciente e da gravidade e persistência dos seus sintomas<ref>[http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=40593&tipo_doc=rcm] Bula do medicamento</ref>.
[[Atomoxetina]] não deve ser utilizada em combinação com inibidores da monoaminooxidase (IMAOs). Também não é indicada para pessoas com glaucoma de ângulo fechado, perturbações cardiovasculares (hipertensão grave, insuficiência cardíaca, doença oclusiva arterial, angina, doença cardíaca congênita hemodinamicamente significativa, cardiomiopatias, enfarte do miocárdio, arritmias) ou cerebrovasculares graves (aneurisma cerebral ou AVC)<ref>[http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=40593&tipo_doc=rcm] Bula do medicamento</ref>.
As características comumente relatadas incluem: história de déficit de atenção, distractibilidade, labilidade emocional, impulsividade, hiperatividade moderada a grave, sinais neurológicos menores e eletroencefalograma (EEG) anormal. O aprendizado pode ou não estar prejudicado.
O tratamento farmacológico do TDAH pode ser feito com três grupos de medicamentos: os psicoestimulantes, os antidepressivos e a [[atomoxetina]]. Os psicoestimulantes (como o [[metilfenidato]]) são considerados como a primeira escolha. A atomoxetina é um medicamento não-psicoestimulante, potente inibidor da recaptura de noradrenalina, com eficácia demonstrada em estudos controlados com adultos, embora esta seja inferior à dos psicoestimulantes. Seu uso é indicado nos casos em que exista histórico ou grande potencial de abuso dos estimulantes.
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
Leitor
3 420
edições