Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Memantina

958 bytes adicionados, 17h14min de 24 de junho de 2014
Informações sobre o medicamento/alternativas
Alternativamente, a SES tem padronizado no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, a [[rivastigmina]] (1,5; 3,0; 4,5 mg), [[galantamina]] (8,0; 16,0; 24,0 mg) e o [[donepezila]] (5 e 10 mg) que são fármacos também indicados no tratamento da demência do tipo Alzheimer, para o tratamento para pacientes portadores do CID 10 G30.0, G30.1, G30.8, segundo critérios estabelecidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.
 
 
Importante informar que os medicamentos disponibilizados pelo SUS para o tratamento da Doença de Alzheimer pertencem à classe dos inibidores da colinesterase ([[rivastigmina]], [[galantamina]] e [[donepezila]]), e são indicados para o tratamento da Doença de Alzheimer por diminuir o catabolismo da acetilcolina e melhorar a transmissão neuronal colinérgica, que está comprometida nessa doença.
 
Já a [[memantina]] pertence a outra classe de medicamentos, é um antagonista de baixa afinidade dos receptores NMDA, portante age de outra maneira no tratamento da doença. Ainda não existem estudos comparando os inibidores da acetilcolinesterase com a [[memantina]].
 
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, através do Projeto Diretrizes, recomenda iniciar o tratamento da doença de Alzheimer com os inibidores da colinesterase e somente acrescentar a [[memantina]] ao inibidor da colinesterase na fase moderada a grave da doença.
==Referências==
<references/>
Leitor
4 299
edições

Menu de navegação