Alterações

Ácido acetilsalicílico

36 bytes removidos, 22h39min de 9 de abril de 2014
Principais informações
A tese mais difundida está relacionada com a redução da síntese gástrica das prostaglandinas, através da supressão dos inibidores seletivos da ciclooxigenase (COX 1 e COX 2) e, também, por causa da irritação tópica. Estes fatores levam ao decréscimo do fluxo sanguíneo, danos no epitélio e aumento do número de neutrófilos aderentes ao endotélio vascular. Todos eles, no seu conjunto, contribuem para a lesão da mucosa gástrica.
Com o objetivo de diminuir a '''irritação tópica''' no estômago, algumas marcas apresentam formulações em que os comprimidos possuem um revestimento ácido-resistente, que fazem que o medicamento seja liberado somente no intestino, o que melhora sua tolerabilidade gástrica. É o caso da marca AAS Protect, do Laboratório Sanofi Aventis. Lembrando que esse De fato, o revestimento somente melhora ajuda diminuir a '''irritação tópica causada pelo medicamento. O revestimento do comprimido ''' no estômago, porém não tem nenhum efeito na falta de proteção da mucosa gástrica causada pela redução das prostaglandinas.
Já as formulações chamadas "tamponadas" (geralmente revestidas com as substâncias carbonato de cálcio, o óxido de magnésio e o carbonato de magnésio) em nada influencia influenciam na proteção gástrica, pois o ph do estômago é muito mais ácido que o ph de um comprimido de AAS, sendo ele tamponado ou não.
== Padronização no SUS ==
Leitor
4 299
edições