A [[ivabradina]] inaugura uma nova classe terapêutica, pois é um inibidor específico e seletivo da corrente “If” do nódulo sinoatrial, modulando o influxo das correntes iônicas e determinando como consequência uma redução da frequência cardíaca, no repouso e no esforço <ref> [http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2012/Diretriz%20IC%20Cr%C3%B4nica.pdf SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Atualização da Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica - 2012. Volume 98, Nº 1, Supl.1, Janeiro 2012] </ref>.
Conforme a bula, [[ivabradina]] é indicado no tratamento da doença arterial coronariana em adultos intolerantes ou que apresentem contraindicação ao uso de betabloqueadores, ou em combinação com betabloqueadores em pacientes inadequadamente controlados com a dose ótima de betabloqueadores e cuja frequência cardíaca é > 60bpm. Também é indicado no tratamento da insuficiência cardíaca crônica em combinação com terapia padrão incluindo betabloqueadores ou quando os betabloqueadores são contraindicados ou não tolerados <ref> [http://www.servier.com.br/bulas/PROCORALAN_Bula_Profissional_de_Sa%C3%BAde.pdf Bula do Medicamento ] </ref>.
No estudo BEAUTIFUL, que incluiu 10.917 pacientes portadores de cardiopatia isquêmica, a associação da [[Ivabradina]] à terapêutica padrão, incluindo BB, resultou em