'''==Mamoplastia Redutora:[[Plásticas Mamárias Corretivas]]=='''
A '''mamoplastia redutora ''' tem como objetivo reduzir o tamanho das mamas. A cirurgia é realizada retirando o excesso de gordura, pele e tecido mamário dos seios. Após essa etapa, é feito um remodelamento da mama, reposicionando uma aréola e modelando em formato natural.
O volume dos seios a reduzir é definido com base na dimensão do tórax, hipertrofia mamária e também considerando a vontade do paciente. Dessa forma, o corpo ganha um formato mais proporcional e a autoestima da paciente é elevada. O tamanho das cicatrizes também pode variar.
Pelo SUS, uma mamoplastia redutora é considerada uma '''cirurgia plástica corretiva e não simplesmente estética''', e só é oferecida de forma gratuita, quando comprovado que o tamanho dos seios (ou sua deformidade) está proporcionando riscos de saúde para um paciente, como sérios problemas de coluna, hérnia e impactos na qualidade de vida.
'''Outros casos de cirurgias corretivas relacionadas a mamas são decorrentes de reconstrução mamária realizada após a retirada da mama em decorrência do tratamento contra o câncer. Sendo os procedimentos relacionados que, a grande maioria das mulheres que passam pela mastectomia têm indicação para a reconstrução. E as cirurgias reconstrutivas relacionadas a lipodistrofia pelo uso de medicamentos anti-retrovirais. A lipodistrofia é caracterizada por um conjunto de alterações metabólicas, incluindo resistência à insulina, a mamoplastia redutorahiperglicemia e outras, acompanhada por manifestações clínicas, como perda e/ou ganho generalizado ou parcial de gordura corporal, com acúmulo de gordura em mama e região abdominal. Os procedimentos cirúrgicos de correção mamária incluídos na Tabela do SIGTAP e, portanto, padronizados no SUS são os seguintes:
'''1) 04.10.01.007-3 - PLASTICA MAMARIA FEMININA NAO ESTETICA.'''