1 652 bytes adicionados,
19h45min de 23 de outubro de 2013 ==Classe terapêutica==
Antidiabético
==Nomes comerciais==
Aglitil, Pioglit, Piotaz, Glicopio, Stanglit, Actos, Glicopio
==Principais informações==
[[Pioglitazona]] atua principalmente reduzindo a resistência à insulina, isto é, melhora o aproveitamento da insulina já existente no organismo melhorando o controle glicêmico (controle de açúcar no sangue), ao mesmo tempo em que reduz os níveis excessivos de insulina circulante <ref> [https://www.abbottbrasil.com.br/abbott/upload/bulario/1363026456actos_com_1.0553.0238_vp4.pdf?PHPSESSID=5p0b7sde34l50o6qpg8h1j4p21 Bula do Medicamento] </ref>.
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
O medicamento [[pioglitazona]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
Alternativamente, as Unidades Locais de Saúde (postos de saúde) disponibilizam os antidiabéticos orais [[glibenclamida]] 5 mg, [[gliclazida]] 30mg (Lib. Prolongada) e 80mg e [[Metformina, cloridrato|metformina]] 500 e 850 mg, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
==Referências==
<references/>