A associação [[Mometasona, furoato + formoterol, fumarato]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser disponibilizado no momento.
Porém, a SES/SC disponibiliza , de forma separada, [[formoterol, fumarato|fumarato de formoterol]] 12 mcg pó para inalação (que é parte da associação do medicamento em questão), através do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica, para o tratamento da ASMA (CID 10 J45; J45.1 e J45.8) e DPOC (CID 10 J44.0; J44.1 e J44.8), de forma separada, fumarato de formoterol 12 mcg pó para inalação, que é parte da associação do medicamento em questão.
Como alternativa terapêutica à [[mometasona]], a SES/SC disponibiliza [[budesonida]] 200 mcg ou 400 mcg pó inalante ou aerosol oral (que também é um corticoesteroide inalatório) através do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica, para o tratamento da ASMA (CID 10 J45; J45.1 e J45.8) e DPOC (CID 10 J44.0; J44.1 e J44.8), budesonida 200 mcg ou 400 mcg pó inalante ou aerosol oral, que também é um corticoesteroide inalatório.
Ainda, disponibiliza [[beclometasona]] 50mcg, 200mcg e 250mcg (também é um corticoesteroide inalatório) através do Componente Básico de Assistência Farmacêutica. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se ao Centro de Custo para este Programa, ao qual o município onde reside está vinculado.