O [[Zolpidem, hemitartarato|zolpidem]] é um agente hipnótico pertencente ao grupo das imidazopiridinas. Estudos experimentais demonstraram que zolpidem promove um efeito sedativo em doses muito inferiores àquelas necessárias para obtenção de um efeito anticonvulsivante, relaxante muscular ou ansiolítico. Esses efeitos são devidos a uma atividade agonista seletiva sobre um receptor GABA-ÔMEGA, que modula a abertura do canal de cloro. No homem, zolpidem encurta o tempo de indução
ao sono, reduz o número de despertares noturnos e aumenta a duração total do sono, melhorando sua qualidade. Esses efeitos estão associados a um perfil eletroencefalográfico específico, diferente daquele observado com as benzodiazepinas. Estudos em laboratório de sono mostraram que zolpidem prolonga o estágio II do sono bem como os estágios de sono profundo (III e IV). Na dosagem recomendada, o zolpidem não possui efeito sobre a duração total do sono paradoxal (fase REM) <ref> http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM[26397-1-0].PDF Bula do Medicamento </ref>.
[[Zolpidem, hemitartarato|Zolpidem]] é bem tolerado e está muito pouco associados à ocorrência de tolerância e à dependência ao uso prolongado, diferentemente dos benzodiazepínicos (como [[diazepam]] e [[clonazepam]]), onde o tratamento por um prazo de tempo maior do que quatro semanas pode aumentar o risco de dependência. Estudos em mais de 6.500 pacientes com o uso do [[Zolpidem, hemitartarato|zolpidem]] na dose de 10 mg/dia, por três a cinco noites por semana, mostraram melhora significativa da insônia e limitaram o padrão de uso noturno inapropriado, sem aparecimento de habituação, insônia rebote, ou sintomas residuais diurnos significativos <ref> [http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462005000500002&script=sci_arttext Poyares, D. et al. Hipnoindutores e insônia. Rev. Bras. Psiquiatr. vol.27 suppl.1 São Paulo May 2005] </ref>.
==Informações sobre o medicamento/alternativas==