Alterações

Suplemento à base de cálcio e vitamina D - Inelatte

2 411 bytes adicionados, 19h53min de 8 de outubro de 2019
Criou página com '==Classe Terapêutica== Suplemento Alimentar ==Nomes Comerciais== Inelatte ® ==Principais Informações== O produto suplemento à base de cálcio e vitamina D – Inelat...'
==Classe Terapêutica==
Suplemento Alimentar

==Nomes Comerciais==
Inelatte ®

==Principais Informações==
O produto [[suplemento à base de cálcio e vitamina D – Inelatte]] é um suplemento de cálcio e vitamina D, indicado para complementar a ingestão de cálcio, e auxilia na prevenção de perda de massa óssea <ref>[http://ahand2help.org/arquivos/Folheto%20Inelatte.pdf Bula do produto] Acesso 08/10/2019</ref>.

==Informações sobre o medicamento/alternativas==
O produto [[Suplemento à base de cálcio e vitamina D – Inelatte]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos/insumos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.


No Sistema Único de Saúde (SUS), no Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF), para a suplementação de carbonato de cálcio e vitamina D, o medicamento disponibilizado é '''carbonato de cálcio + vitamina D''', '''na apresentação de 1.250 mg (equivalente a 500 mg de cálcio) + 400 UI (comprimido)''', que faz parte do Anexo I do elenco de medicamentos da RENAME e do ''Anexo A'' da [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13, de 27 de novembro de 2013], sendo a '''disponibilização desse medicamento OBRIGATÓRIA e de responsabilidade dos municípios'''.


O CBAF é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Atualmente, é regulamentado pela [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0006_03_10_2017.html Portaria de Consolidação nº 6, de 28 de setembro de 2017], que consolida as normas sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). ''O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente mediante apresentação de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS''.

==Referências==
Leitor
5 931
edições