2 421 bytes adicionados,
18h30min de 27 de agosto de 2013 ==Classe terapêutica==
Anti-androgênico, inibidor da alfa-redutase
==Nomes comerciais==
Avodart
==Principais informações==
Hiperplasia prostática benigna (HPB) é o neoplasma benigno mais comum em homens, caracterizado por crescimento excessivo e proliferação do epitélio e do tecido fibromuscular da próstata, que exerce pressão sobre a uretra e obstrui o fluxo urinário.
A [[dutasterida]] trata e previne a progressão da doença reduzindo o risco de retenção urinária aguda (RUA) e a necessidade de intervenção cirúrgica, além de proporcionar uma melhora estatisticamente significativa dos sintomas do trato urinário inferior (STUI), da taxa de fluxo urinário máximo (Qmáx) e do volume da próstata <ref> [http://www.doctorupdate.com.br/monografias/combodart/bula.html Bula do Medicamento] </ref>.
O aumento da próstata é causado por um hormônio chamado di-hidrotestosterona (DHT). A [[dutasterida]] diminui a produção de DHT, reduzindo ou eliminando o aumento da próstata na maioria dos casos. Da mesma forma que o aumento da próstata é um processo que ocorre durante um longo período de tempo, a redução de seu volume e a melhora dos sintomas também requerem algum tempo. Embora alguns homens apresentem redução dos sintomas e dos problemas 3 meses após o início do uso de [[dutasterida]], é necessário um período de tratamento de pelo menos 6 meses para verificar a ação do medicamento no organismo <ref> [[http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM%5B35402-1-0%5D.PDF Bula do Medicamento - ANVISA]] </ref>.
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
A [[dutasterida]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
Alternativamente, a [[doxazosina]] nas concentrações 2mg e 4mg, é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
==Referências==
<references/>