== Intervenção cirúrgica ==
Dentre as várias possibilidades A Artroplastia total de cirurgias quadril (ATQ) ou prótese total de quadril é um dos procedimentos de maior sucesso dentro da ortopedia. Para os pacientes com dores no quadril(de diversas origens), as mais comuns são a colocação de prótese cirurgia pode conferir alívio da dor, reestabelecer padrões funcionais e melhorar a revisão da prótese de colo qualidade de fêmurvida. Tanto a cirurgia quanto as próteses são fornecidos pelo SUS. As próteses Os resultados variam dependendo do implante, da técnica cirúrgica, do tipo de colo de fêmur são fator gerador de diversas contendasfixação, pois existem vários tiposdos biomateriais empregados nos componentes da prótese, marcas da idade do paciente e materiais utilizadosseu nível de atividade, abaixo exemplificaremos alguns além de uma variedade de outros fatores. A ATQ pode ser realizada com sucesso em pacientes desde os muito jovens até os adultos mais comuns:velhos (acima de 80 anos de idade).
== Material e procedência das próteses ==
A escolha dos materiais a serem utilizados na prótese depende não só da idade como da atividade do paciente e também do tipo de fixação do implante. <br>
Quanto ao tipo de fixação os implantes podem ser agrupados em implantes cimentados ou não cimentados.
Os implantes cimentados utilizam o cimento acrílico (cimento ósseo) para sua estabilização imediata. Neste caso o implante acetabular é constituído por um polímero plástico de polietileno que é cimentado na cavidade acetabular. Este polímero, cimentado, pode ser usado em sua forma convencional ou ainda tratado por técnicas que aumentem sua resistência ao desgaste, neste caso chamado de polietileno de ligações cruzadas, polietileno reticulado ou cross-linked. A haste femoral cimentada é constituída por ligas metálicas seja de Aço Inoxidável ou por super ligas como a de cromo-cobalto-molibdênio.
Os implantados não cimentados se utilizam de um princípio chamado fixação biológica, em que o osso cresce no interior de micro-espaços existentes no implante e assim permite sua estabilização (osteointegração do implante). Assim, o componente acetabular não cimentado requer uma cúpula metálica que irá se osteointegrar ao osso adjacente. A superfície protética, seja de polietileno ou outras especificadas mais abaixo, é encaixada na cúpula metálica. Nesta circunstância são mais frequentemente utilizadas nas cúpulas metálicas as ligas de titânio, como a de Titanio-Aluminio-Vanadio, ou mais recentemente o tântalo em circunstancias especiais. Alguns modelos de implantes associam a deposição de substâncias na superfície da prótese, como a hidroxi-apatita, com o objetivo de acelerar o processo de osteointegração. A fixação inicial do implante não cimentado pode ser feita por ajuste sob pressão (press-fit) ou com o auxilio de parafusos no implante acetabular e detalhes específicos no modelo do implante femoral. Poucas são as opções de implantes femorais não cimentados constituídos por cromo-cobalto-molibdênio, em virtude de possíveis inconvenientes ligados à maior reabsorção óssea, quando comparados aos implantes de titânio. Muitos cirurgiões optam pelo uso de hastes femorais cimentadas e implantes acetabulares não cimentados, constituindo assim a chamada artroplastia (ATQ) híbrida.
Muito embora exista uma tendência a se utilizar implantes não cimentados em pacientes mais jovens, não existe nenhuma evidência na literatura médica que comprove sua superioridade em relação aos implantes cimentados. O processo de escolha da melhor superfície articular é bastante variável, pois deve considerar características especificas do paciente como doença de base, atividade, demanda para atividades mais vigorosas, atividades de impacto etc.
Baseado em pesquisas clínicas e experimentais que, portanto, podem ser alteradas em circunstâncias específicas e de acordo com o entendimento do cirurgião:
[[Arquivo:Componentes.jpeg|400px|thumb|center|Fotografia de diferentes componentes acetabulares metálicos (não cimentados) e diferentes superfícies protéticas. (A): cabeça metálica/ Polietileno, (B): Cabeça cerâmica/cerâmica, (C): cabeça metálica/metal.]]
* '''Cabeça Metálica e implante acetabular de polietileno convencional:''' Disponibilizado pelo SUS.
Usualmente a cabeça metálica articulando-se com o implante acetabular de polietileno convencional, que se constitui no padrão para ATQ (prótese) primária, apresentam uma expectativa de sobrevivência entre 13-15 anos, e assim podem ser utilizadas em pacientes entre 65-70 anos de idade, desde que apresentem uma demanda para atividades mais restritas.
Pacientes mais jovens e mais ativos requerem uma superfície articular de menor desgaste. Neste sentido, superfícies articulares de melhor desempenho devem ser utilizadas, tais como:
* Os implantes atuais têm quatro combinações principais de cabeça femoral e materiais de superfície de apoio acetabular: '''Cabeça Femoral Metálica/ Implante Acetabular de Polietileno Reticulado metal-polietileno (Cross-linkedMoP):'''O implante acetabular reticulado tem maior resistência ao desgaste. Estudos clínicos mostram que após 8 anos de funcionamento, o Polietileno cross'''cerâmica-linked apresenta um desgaste 78% menor que o polietileno convencional(CoP) ''', e assim justifica'''cerâmica-se sua utilização em pacientes entre 45cerâmica (CoC) ''' ou '''metal-65 anos metal (MoM) '''. As possíveis técnicas de fixação (o método de idadefixação do material da superfície do rolamento ao osso) também variam entre '''cimentadas''' (quando ambos os componentes são cimentados), '''não cimentadas''' (nenhum componente é cimentado), '''híbrida''' (a haste femoral, com demanda funcional para atividades leves mas não a moderadascúpula acetabular, é cimentada) ou '''híbrida reversa''' (o copo acetabular, mas não o caule femoral, é cimentado).
* '''Cabeça Femoral Cerâmica/ Implante Acetabular Cerâmico [[Arquivo:''' É uma superfície Componentes.jpeg|400px|thumb|center|Fotografia de baixo desgaste, porém pode estar associada à geração de ruídos audíveis diferentes componentes acetabulares metálicos (não cimentados) e, com menor freqüência, à fratura do implante cerâmicodiferentes superfícies protéticas. Assim sendo sua indicação é bastante adequada para pacientes jovens que apresentem uma demanda funcional que não envolva o impacto repetitivo.Com o objetivo de diminuir a freqüência do ruído articular e a ocorrência de fratura(A): cabeça metálica/ Polietileno, têm-se utilizado como opção(B): Cabeça cerâmica/cerâmica, a cabeça cerâmica associada ao implante acetabular de polietileno reticulado (cross-linkedC), em pacientes jovens com maior atividade e maior demanda funcional: cabeça metálica/metal.]]
São padronizados e regularmente disponibilizados pelo SUS os seguintes:* '''Componente acetabular de polietileno''' * '''Componente acetabular metálico''' * '''Cabeça Femoral Metálica e Implante Acetabular Metálico:''' Também uma alternativa para pacientes jovens, apresenta baixo desgaste e grande resistência ao impactoObs. Deve-se considerar, contudo : A CONITEC recomendou em 2019 a possibilidade de reações à presença de íons metálicos (Cromo e Cobalto) no sangue e localmente nos tecidos ao redor incorporação da prótese. Por este motivo sua utilização cerâmica-polietileno para artroplastias totais de quadril primárias em pacientes com função renal diminuída, mulheres em idade fértil e história pregressa de alergia aos componentes metálicos, jovens. O Ministério da Saúde deve ser cuidadosamente avaliada.Cabeças Femorais Metálicas modificadas ou o uso de cabeças cerâmicas em implantes acetabulares metálicos ainda não apresentam resultados clínicos em longo prazo, que justifiquem sua utilização rotineirainserir tais próteses na Tabela SUS até agosto/2019.
== Revisão de prótese de quadril ==
== Referências ==
# CONITEC. Próteses de cerâmica-polietileno para artroplastia total de quadril em pacientes jovens - Relatório de Recomendação nº 426. Fevereiro/2019
# Fischer HB, Simanski CJ. A procedure-specific systematic review and consensus recommendations for analgesia after total hip replacement. Anaesthesia, 2005; 60(12): 1189-1202
# http://artrosedequadril.com.br/pos.php
# http://www.cotgoiania.com.br/cotgoiania/pdf/artroplastia-total-quadril-orientacoes.pdf
# http://www.youtube.com/watch?v=SMsPubWy0vQ
# http://www.richardcanella.com/pdf/atq-pos.pdf
# http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/CFM/2010/1956_2010.htm
# http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/CFM/2011/1974_2011.htm
# [http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/crmsp/resolucoes/1997/81_1997.htm Resolução CREMESP nº 81, de 9 de junho de 1997]
# [http://www.cremepe.org.br/leitorNews.php?cd_noticia=3855 Assessoria de Imprensa do CREMEPE. Ética.]
# http://www.sbquadril.org.br/info-pacientes.php?ver=3