O medicamento [[alfaepoetina]] está padronizado pelo Ministério da Saúde para '''portadores de Anemia na Insuficiência Renal Crônica - CID10 N18.0 e N18.8 e para o CID10 Z94.8 - Outros órgãos e tecidos transplantados.''' Encontra-se disponível pela SES/SC, via [[Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF)]], '''nas apresentações de 2.000UI, 3.000UI, 4.000UI e 10.000UI (injetável),''' sendo necessário o preenchimento dos critérios de inclusão definidos pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – PCDT da doença.
O medicamento [[alfaepoetina]], '''na apresentação de 1.000UI (injetável),''' apesar de constar na lista de medicamentos fornecidos via Componente Especializado da Assistência Farmacêutica na página da Secretaria do Estado da Saúde do Estado de Santa Catarina, encontra-se suspenso. Isso porque, atualmente, a SES/SC não possui demanda representativa para o referido medicamento.
Conforme [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=11751&Itemid=82 Nota Técnica 08/2017 DIAF/SUV/SES/SC] que trata sobre as mudanças ocorridas no novo Protocolo de Hepatite C e Coinfecções, os medicamentos [[daclatasvir]], [[sofosbuvir]], [[simeprevir]], [[Ombitasvir + veruprevir + ritonavir + dasabuvir]], [[ribavirina]], [[filgrastim]], [[alfaepoetina]] são adquiridos de forma centralizada pelo Ministério da Saúde e distribuídos aos Estados conforme programação trimestral. O controle da gestão do estoque é de responsabilidade de cada Unidade Dispensadora.
Consultar como o paciente pode ter [[Acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica - CEAF]] e quais os documentos necessários.