==Classe terapêutica==
Anti-androgênico, inibidor da Inibidor alfa-redutase [[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] – G04CB02
==Nomes comerciais==
Avodart, Dastene, Primesteride ==Indicações== A [[dutasterida]] trata e previne a progressão da hiperplasia prostática benigna (HPB), promove o alívio dos sintomas e diminui o tamanho (volume) da próstata, além de melhorar o fluxo urinário e reduzir o risco de retenção urinária aguda (RUA) e a necessidade de cirurgia relacionada à HPB. Em combinação com tansulosina, um alfa-bloqueador, trata e previne a progressão da HPB, diminui o tamanho da próstata e alivia os sintomas, além de melhorar o fluxo urinário e reduzir o risco de retenção urinária aguda (RUA) e a necessidade de cirurgia relacionada à HPB. <ref> [http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=27520102016&pIdAnexo=4193063 Bula do medicamento] Acesso em: 05/12/2016 </ref> ==Informações sobre o medicamento==
==Principais informações=='''O medicamento [[dutasterida]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
Hiperplasia prostática benigna (HPB) é o neoplasma benigno mais comum em homensA [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, caracterizado por crescimento excessivo Estratégico e proliferação Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do epitélio e do tecido fibromuscular [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da próstata[[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], que exerce pressão sobre a uretra qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e obstrui o fluxo urinárioDiretrizes Terapêuticas - PCDT.
A [[dutasterida]] trata e previne a progressão da doença reduzindo Sendo assim, o risco de retenção urinária aguda (RUA) e a necessidade de intervenção cirúrgicareferido medicamento, além de proporcionar uma melhora estatisticamente significativa por não estar padronizado em nenhum dos sintomas do trato urinário inferior (STUI)Componentes da Assistência Farmacêutica, da taxa de fluxo urinário máximo (Qmáx) e do volume da próstata <ref> [http://www.doctorupdate.com.br/monografias/combodart/bula.html Bula do Medicamento] </ref>não é fornecido pelo Estado.
O aumento da próstata é causado por um hormônio chamado di-hidrotestosterona (DHT). A [[dutasterida]] diminui a produção de DHTEntretanto, reduzindo ou eliminando o aumento da próstata na maioria dos casos. Da mesma forma cabe salientar que o aumento da próstata é um processo SUS disponibiliza diversos medicamentos, que ocorre durante um longo período de tempo, não necessariamente compõem a redução de seu volume e a melhora dos sintomas também requerem algum tempo. Embora alguns homens apresentem redução dos sintomas e dos problemas 3 meses após o início do uso de [[dutasterida]]mesma classe farmacológica, é necessário um período de tratamento de pelo menos 6 meses mas possuem indicação para verificar a ação do medicamento mesma patologia. Estão disponíveis no organismo SUS, os seguintes medicamentos:<ref> [[http://www4bvsms.anvisasaude.gov.br/base/visadocbvs/BMpublicacoes/BM%5B35402-1-0%5Dformulario_terapeutico_nacional_2010.PDF Bula do Medicamento - ANVISA]pdf Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional (2010) e Rename (2014)] </ref>.
==Informações sobre o *[[Finasterida]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento/alternativas==
A [[dutasterida]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
AlternativamenteAlém dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a [[doxazosina]] nas concentrações 2mg e 4mg, e a [[finasterida]] 5mg, são integrantes da Relação Nacional Municipal de Medicamentos Essenciais (RENAME) de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípioshtm Decreto n. 7.508/2011], os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestãoentes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem. É importante ressaltar que para qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que se tenha o consentimento do médico assistente.
==Referências==
<references/>