Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Icatibanto

3 540 bytes removidos, 17h24min de 6 de dezembro de 2016
sem sumário de edição
==Classe terapêutica==
Antagonista dos receptores B2 da bradicininaOutros produtos não enquadrados em classe terapêutica específica [[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - B06AC02
==Nomes comerciais==
Firazyr
==Principais informaçõesIndicações==
[[Icatibanto]] foi aprovado pela ANVISA é indicado para o tratamento das sintomático de crises agudas do de angioedema hereditário em paciente adultos (com deficiência do inibidor da C1-esterase). <ref> [http://www.shireanvisa.comgov.br/PDFdatavisa/Firazyr_PI_feb2013fila_bula/frmVisualizarBula.pdf asp?pNuTransacao=10997892015&pIdAnexo=3006486 Bula do Medicamentomedicamento] Acesso em: 05/12/2016 </ref>.
O angioedema hereditário (HAE) é uma desordem genética resultante da deficiência ou disfunção do inibidor da C1 esterase. Caracteriza-se por episódios recorrentes de angioedema (edema dos vasos sanguíneos) bem-delimitado sem coceira (ou urticária), que geralmente afeta a pele ou as mucosas dos tratos respiratório ou gastrintestinal. Apesar de ==Informações sobre o edema se resolver espontaneamente em dois a quatro dias mesmo na ausência de tratamento, pode ocorrer edema da glote e conseqüente asfixia, podendo ser fatal. medicamento==
Na '''O medicamento [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_angioedema_.pdf Portaria SAS/MS n. 109, [icatibanto]] não pertence ao elenco de 23 medicamentos e insumos da Relação Nacional de abril de 2010Medicamentos Essenciais ([[RENAME]], está publicado o [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_angioedema_livro_2010.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o diagnóstico e tratamento ) no âmbito do Angioedema no Sistema Único de Saúde (SUS]).'''
Os cuidados crônicos no intuito da profilaxia das crises ocasionadas pela doença envolvem a educação do paciente para evitar A [[RENAME]] contempla os possíveis fatores desencadeantes, como traumas (principalmente faciais medicamentos e insumos disponibilizados no trato respiratório superior)SUS por meio dos Componentes Básico, infecções dentárias Estratégico e o Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso de medicações que exacerbam hospitalar. Conforme o HAE <ref> Atkinson, JP, et alArt. Hereditary angioedema33 do [http: Prevention of attacks//www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8. In: UpToDate065/2013], Basowa atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], DS (Ed)a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, UpToDateexclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, Waltham, MA, 2013. </ref>bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.
A profilaxia farmacológica de longo prazo está indicada para aqueles pacientes que apresentam mais de uma crise grave por mêsSendo assim, o referido medicamento, ou que se encontram acometidos por mais do que cinco dias por mês. Já foram usados na profilaxia das crises duas modalidades de tratamento: andrógenos atenuados ([[danazol]], [[estanazolol]] e [[oxandrolona]]) e agentes antifibrinolíticos ([[ácido épsilon-aminocaproico]] e [[ácido tranexâmico]]) <ref> Giavina-Bianchi, Pnão estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, et al. Diretrizes do diagnóstico e tratamento do angioedema hereditário. Rev. bras. alerg. imunopatol. – Vol. 33. N° 6, 2010 </ref>, , sendo que estudos demonstraram maior eficácia com os andrógenos atenuados <ref> [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_angioedema_livro_2010.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o diagnóstico e tratamento do Angioedema no SUS] </ref>não é fornecido pelo Estado.
Entre os andrógenos atenuadosEntretanto, [[danazol]] é cabe salientar que o mais utilizadoSUS disponibiliza diversos medicamentos, pelo nível de evidência. Ensaio clínico duplo-cego com 9 pacientes comparou 93 cursos de 28 dias de [[danazol]] com placebo em pacientes com HAE. As crises ocorreram em 93,6% dos cursos com placebo contra 2,2% de danazol (P < 0,001). Análise do efeito de [[danazol]] demonstrou que as crises ocorreram mais tardiamente nos pacientes durante um curso de placebo precedido de um curso de danazol (média de 14 dias contra 9 dias se precedido de placebo: P < 0não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica,05)mas possuem indicação para mesma patologia. Não houve diferença de efeitos adversos nos dois grupos. Considerando a magnitude do efeito nesse ensaio clínicoEstão disponíveis no SUS, [[danazol]] continua sendo o medicamento de primeira escolha para a prevenção de novas crises os seguintes medicamentos:<ref> [http://portalbvsms.saude.gov.br/portal/arquivosbvs/pdfpublicacoes/pcdt_angioedema_livro_2010formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Protocolo Clínico Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional (2010) e Diretrizes Terapêuticas para o diagnóstico e tratamento do Angioedema no SUSRename (2014)] </ref>.
*[[IcatibantoDanazol]] trata-se de fármaco que bloqueia a atividade da bradicinina e, portanto, impede o agravamento dos sintomas decorrentes da crise de angioedema hereditário. Assim, sua única indicação com registro aprovado pela ANVISA é o tratamento dos sintomas das '''crises''' '''agudas''' de angioedema hereditário em pacientes adultos. Conclui-se que o Consulte aqui como ter acesso ao medicamento '''não possui indicação aprovada no Brasil para a profilaxia em longo prazo'''<ref> http://www.sbai.org.br/revistas/Vol336/diretrizes_33_6.pdf Diretrizes do diagnóstico e tratamentodo angioedema hereditário - Revista Brasileira de Alergia e imunopatologia </ref>.
Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto n. 7.508/2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
 '''Tratamento da Crise Aguda Moderada ou Grave do Angioedema Hereditário'''  Os membros da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – CONITEC presentes na 36ª reunião, nos dias 10 e 11 de junho de 2015, deliberaram por unanimidade recomendar a '''não incorporação''' do icatibanto para o tratamento da crise aguda moderada ou grave do angioedema hereditário. Essa decisão está presente no [http://conitec.gov.br/images/Relatorios/2015/Relatorio_Icatibanto_Angioedema_final.pdf Relatório 163 - Icatibanto para o tratamento da crise aguda moderada ou grave do angioedema hereditário]. A [http://conitec.gov.br/images/Relatorios/Portaria/2015/PortariaSCTIE_33_2015.pdf Portaria nº 33, de 14 de julho de 2015] tornou pública a decisão de não incorporar o icatibanto É importante ressaltar que para o tratamento da crise aguda moderada ou grave do angioedema hereditário no âmbito do Sistema Único qualquer substituição de Saúde – SUS. ==Informações sobre o medicamento/alternativas== O fármaco [[Icatibanto]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser disponibilizado no momento. Alternativamente, o [[danazol]] 50mg, 100 mg e 200mg está padronizado pelo Ministério da Saúde, através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, para imprescindível que se tenha o tratamento do defeito no sistema complemento (CID 10 D84.1), segundo critérios estabelecidos no [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_angioedema_livro_2010.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas consentimento do Ministério da Saúde para Angiodema] e [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_angioedema_.pdf Portaria SAS/MS n. 109, de 23 de abril de 2010]. O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se à Unidade de Assistência Farmacêutica - UFAs para este Componente, a qual o município onde reside está vinculadomédico assistente.
==Referências==
 
<references/>
Leitor
2 596
edições

Menu de navegação