Alterações

Sumatriptana, succinato

1 725 bytes removidos, 21h02min de 14 de outubro de 2016
sem sumário de edição
==Classe terapêutica==
Agonista dos receptores de serotonina 5HT1B e 5HT1DAnalgésicos contra enxaqueca
==Nomes comerciais==[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - N02CC01
Imigran, Sumax== Nomes comerciais ==
==Principais informações==Imigran, Sutriptan
A [[Sumatriptana, succinato|sumatriptana]] é indicada para o alívio imediato das crises de enxaqueca, com ou sem aura. <ref> [http://www.medicinanet.com.br/bula/8325/sumatriptano.htm] Bula do medicamento</ref>.==Indicações==
A O [[Sumatriptana, succinato|sumatriptana]] pertence ao grupo de substâncias chamadas triptanas (também conhecidas como agonistas dos receptores 5-HT1). Os sintomas é indicado para o tratamento agudo das crises de enxaqueca podem ser causados por uma dilatação , com ou inchaço dos vasos sanguíneos da cabeçasem aura, em pacientes adultos. Acredita-se que [[Sumatriptana, succinato|Succinato de sumatriptana]] atua reduzindo não é indicado para a dilatação ou inchaço, ajudando na redução da dor de cabeça e aliviando outros sintomas profilaxia das crises de enxaqueca, como náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som .<ref>[http://siscomajwww.saude.scanvisa.gov.br/index.phpdatavisa/fila_bula/Sumatriptana,_succinato#Informa.C3.A7frmVisualizarBula.C3.B5es_sobre_o_medicamento.2Falternativas] asp?pNuTransacao=25088462016&pIdAnexo=4031763 Bula do medicamento] Acesso em: 28/09/2016 </ref>.
O medicamento, como todos os demais triptanos, é contra-indicado nos pacientes com hipertensão arterial não controlada e naqueles com doença cardíaca isquêmica, devido à sua ação vasoconstritora. Alguns pacientes apresentam desconforto torácico após utilizarem [[sumatriptana, succinato|sumatriptana]] == Informações sobre o que, em indivíduos sadios, não está relacionado com isquemia cardíaca. Outros efeitos adversos são: dormências e formigamentos, sensações de calor e frio na cabeça, no pescoço, no tórax e nas extremidades, vertigem e rubor (vermelhidão) <ref>[http://www.medicinanet.com.br/bula/8325/sumatriptano.htm] Bula do medicamento</ref>. A maior limitação da [[sumatriptana, succinato|sumatriptana]] parece ser o índice de recorrência da enxaqueca no mesmo dia, da ordem de até 40%, segundo alguns autores <ref>[http://sbce.med.br/index.php?option=com_content&view=article&id=43:tratamento-das-crises&catid=25:dor-de-cabeca&Itemid=70] SOCIEDADE BRASILEIRA DE CEFALEIA Tratamento das crises</ref>.
==Informações sobre o '''O medicamento/alternativas==[[Sumatriptana, succinato|sumatriptana]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
A [[sumatriptana, succinato|sumatriptanaRENAME]] não está padronizada nos programas do Ministério contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da SaúdeAssistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programasart. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8. Por esse motivo065/2013], não poderá ser disponibilizado a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no momento SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo EstadoSUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.
Como profilaxia '''medicamentosa''' da enxaquecaSendo assim, as Unidades Locais de Saúde municipais (postos de saúde) disponibilizam o fármaco [[propranolol]] 10 e 40mg. Para o tratamento agudo as Unidades Locais de Saúde disponibilizam os antiinflamatórios analgésicos [[ibuprofeno]] 200mgreferido medicamento, 600mg e 20mg/ml, [[ácido acetilsalicílico]] 500mg e os analgésicos e antitérmicos [[Paracetamol]] 500 mg e 200mg/ml e [[Dipirona sódica]] 500mg/mlpor não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos não é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestãofornecido pelo Estado.
Ressalta-se Entretanto, cabe salientar que a disponibilização destes o SUS disponibiliza diversos medicamentos é obrigatória, de acordo com que não necessariamente compõem a [http://portalses.saude.scmesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas Estão disponíveis no Componente Especializado da Assistência FarmacêuticaSUS, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.os seguintes medicamentos:
Além do tratamento farmacológico*[[Ácido acetilsalicílico]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento *[[amitriptilina, o Consenso da Sociedade Brasileira de Cefaléia sobre tratamento profilático da enxaqueca apresenta alguns métodos '''nãocloridrato|Amitriptilina]] -farmacológicos''' Consulte aqui como sendo recomendados em casos selecionados: biofeedbackter acesso ao medicamento *[[propranolol, técnicas cloridrato|Propranolol]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento *[[Gabapentina]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento *[[Paracetamol]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento É importante ressaltar que qualquer substituição de relaxamento (principalmente em crianças)medicamento pelos que são ofertados pelo SUS, terapia cognitiva comportamental, restrição dietética (específica para pacientes com desencadeante alimentar comprovado), acupuntura, psicoterapia, fisioterapia <ref>[http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004é imprescindível que tenha-282X2002000100030] SOCIEDADE BRASILEIRA DE CEFALEIA. Recomendações para se o tratamento profilático da migrânea: Consenso da Sociedade Brasileira de Cefaléia</ref>consentimento do médico assistente.
==Referências==
<references/>
4 385
edições