Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Glimepirida + cloridrato de metformina

630 bytes removidos, 22h38min de 13 de outubro de 2016
sem sumário de edição
==Classe terapêutica==
Antidiabético oral [[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - A10
==Nomes comerciais==
Amaryl Met, Meritor ==Indicações== A associação dos princípios ativos [[glimepirida + cloridrato de metformina]] está indicada para o tratamento oral de diabetes mellitus não insulinodependente (tipo 2), quando os níveis de glicose não podem ser adequadamente controlados apenas por meio de dieta alimentar, exercícios físicos e redução de peso, sendo que a utilização deste medicamento deve ser sempre feita em conjunto com tais medidas. Pode ser utilizado em associação com a insulina, entretanto este uso combinado pode aumentar o potencial para hipoglicemia.<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=1190022015&pIdAnexo=2445623 Bula do medicamento] Acesso em: 25/08/2016 </ref> ==Informações sobre o medicamento== '''A associação medicamentosa [[glimepirida + metformina]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
==Principais informações==A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.
A associação dos princípios ativos [[glimepirida + cloridrato de metformina]] é indicada para o controle dos casos de diabetes mellitus não insulino-dependente (tipo 2) nos quais não foi obtido controle satisfatório com Sendo assim, o uso de dieta, controle do peso corporal e exercícios físicos, devendo então seu uso ser feito em conjunto com tais medidas, a fim de proporcionar um maior controle sobre os níveis de glicemia. Esse referido medicamento pode, a critério médico, ser usado por não estar padronizado em associação com a insulinanenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, porém seu uso combinado à insulina exige cuidadosa monitorização, pois o potencial para a ocorrência de hipoglicemia (diminuição intensa dos níveis de glicose no sangue) pode aumentar<ref>[http://www.ache.com.br/Downloads/LeafletText/315/BulaMeritor25-11-2014.pdf Bula do medicamento]</ref>não é fornecido pelo Estado.
Os dois princípios ativos Entretanto, cabe salientar que compõe esse medicamento ([[glimepirida + cloridrato de metformina]]) são destinados ao controle do diabetes mellitus. A [[glimepirida]] pertence a um grupo de o SUS disponibiliza diversos medicamentos denominados de sulfonilureias e sua ação se dá principalmente através da estimulação da insulina pelas células do pâncreas, aumentando a metabolização da glicose e reduzindo que não necessariamente compõem a glicemia (nível de açúcar no sangue). Já a [[metforminamesma classe farmacológica, cloridrato|metformina]] atua aumentando a captação de glicose pelo organismo e também reduzindo a produção de glicose pelo fígadomas possuem indicação para mesma patologia. Como esse medicamento age reduzindo os níveis de glicose Estão disponíveis no sangue seu uso exige controle médico adequado e tambémSUS, quando indicado, monitorização regular dos níveis de glicose sanguínea<ref>[httpos seguintes medicamentos://www.ache.com.br/Downloads/LeafletText/315/BulaMeritor25-11-2014.pdf Bula do medicamento]</ref>.
*[[Glibenclamida]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
==Informações sobre o *[[Gliclazida]] – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento/alternativas==
A associação dos fármacos *[[Glimepirida + cloridrato de metforminaInsulina Humana NPH]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Além disso, deve-se seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde e da Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME, selecionado preferencialmente medicamentos com somente um fármaco, excluindo sempre que possível as associações fixas.Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
Separadamente, as unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam o fármaco *[[Metformina, cloridrato|MetforminaInsulina Humana Regular]] 500mg e 850mg, pois é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
Alternativamente a *[[glimepirida]]Metformina, as Unidades Locais de Saúde municipais (postos de saúde) disponibilizam os antidiabéticos orais [[glibenclamidacloridrato|Metformina]] 5mg e [[gliclazida]] 30mg (liberação prolongada). Esses fármacos também são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.– Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
É importante ressaltar que qualquer substituição de medicamento pelos que são ofertados pelo SUS, é imprescindível que tenha-se o consentimento do médico assistente.
==Referências==
<references/>
4 385
edições

Menu de navegação