Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Sitagliptina + metformina

372 bytes removidos, 22h59min de 11 de outubro de 2016
sem sumário de edição
Antidiabético
 
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - A10BD07
==Nomes comerciais==
Janumet, Nimegon Met ==Indicações== A associação de [[Sitagliptina + Metformina]] é indicada como terapia inicial em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 para melhorar o controle glicêmico quando dieta e exercícios não proporcionam controle glicêmico adequado. Também é indicada como adjuvante à dieta e à prática de exercícios para melhorar o controle glicêmico de pacientes com diabetes mellitus tipo 2 inadequadamente controlados com metformina ou sitagliptina isoladamente ou para pacientes que já estão em tratamento combinado com sitagliptina e metformina em comprimidos separados. <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=16891212016&pIdAnexo=3432356 Bula do medicamento] Acesso em: 28/09/2016 </ref>
==Principais informaçõesInformações sobre o medicamento==
A '''O medicamento [[Sitagliptina + metforminaMetformina]] é uma associação em dose fixa não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (uma combinação [[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de dois ou mais princípios ativos em uma mesma forma farmacêuticaSaúde (SUS).'''
O fármaco A [[Metformina, cloridrato|MetforminaRENAME]] é indicado para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, em monoterapia quando a hiperglicemia não pode ser controlada somente com dieta; já a [[sitagliptina]] pertence a uma classe de agentes hipoglicemiantes orais denominada inibidores da dipeptidil peptidase 4 (DPP-4). Este medicamento consiste em combinar dois tipos de hipoglicemiantes orais em uma única forma farmacêutica. Tem como objetivo a diminuição Estratégico e Especializado da liberação de insulinaAssistência Farmacêutica, intervir na produção descontrolada além de glicose (pelo fígado devido à disfunção das células α e β) e atuar no processo determinados medicamentos de resistência à insulina <ref> uso hospitalar. Conforme o art. 33 do [http://portalsaudewww.saudeplanalto.gov.br/portalsaudeccivil_03/arquivos_Ato2011-2014/sitagliptina%20metformina%20Janumet2013/Decreto/D8065.pdf Nota Técnica n° 89htm Decreto nº 8.065/2012 - 2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde] </ref>nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.
Na teoriaSendo assim, novas classes de medicamentos (como os inibidores da DPP-4) deveriam contribuir com os tratamentos já estabelecidos, porém no caso do diabeteso referido medicamento, os medicamentos recentemente desenvolvidos por não parecem ser mais potentes ou efetivos do que aqueles lançados há mais de 50 anosestar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, como as insulinas, sulfoniluréias (como a [[glibenclamida]] e [[gliclazida]]) e biguanidas (como a [[Metformina, cloridrato|Metformina]]). Além disso, estas novas classes de medicamentos são mais caras e estão associadas com efeitos adversos semelhantes aos das classes mais antigas e a outros ainda não conhecidos <ref> [http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/sitagliptina%20metformina%20Janumet.pdf Nota Técnica n° 89/2012 - Ministério da Saúde] </ref>é fornecido pelo Estado.
==Informações sobre Entretanto, cabe salientar que o medicamento/alternativas==SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. No caso da [[Sitagliptina + Metformina]] estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:
A associação dos fármacos *[[Sitagliptina + metforminaGlibenclamida]], não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
Separadamente, as unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam o fármaco *[[Metformina, cloridrato|MetforminaGliclazida]] 500 e 850mg, pois é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
Alternativamente a *[[sitagliptinaInsulina Humana NPH]], as Unidades Locais de Saúde municipais (postos de saúde) disponibilizam os antidiabéticos orais - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento *[[glibenclamidaInsulina Humana Regular]] 5 mg e - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento *[[gliclazidaMetformina, cloridrato|Metformina]] 30mg (Lib. Prolongada). Esses fármacos também – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento É importante ressaltar que qualquer substituição de medicamento pelos que são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos ofertados pelo SUS, é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestãoimprescindível que tenha-se o consentimento do médico assistente.
==Referências==
 
<references/>
4 385
edições

Menu de navegação