- Câncer de mama metastático com superexpressão do HER2: [[lapatinibe]] em combinação com [[capecitabina]], é indicado no tratamento de pacientes com câncer de mama, avançado ou metastático, cujos tumores apresentem superexpressão da proteína HER2/neu (ErbB2) e que tenham progredido com terapia prévia inclusive com [[trastuzumabe]], em tumores com metástase.
Em combinação com [[trastuzumabe]], o [[lapatinibe]] é indicado para o tratamento de pacientes com câncer de mama metastático negativo para receptores de hormônios, cujos tumores superexpressem HER2/neu (ErB2) e que tenham progredido em terapia prévia com [[trastuzumabe ]] em combinação com quimioterapia, em tumores com metástase.
- Câncer de mama metastático hormônio sensível: [[lapatinibe]], em combinação com [[letrozol]], é indicado para mulheres na pós-menopausa, com câncer de mama avançado ou metastático positivo para receptores de hormônios, cujos tumores superexpressem HER2/neu (ErbB2) e para as quais a terapia hormonal é recomendada.
Obs: O [[lapatinibe]], em combinação com um inibidor de aromatase, não foi comparado a um regime terapêutico contendo [[trastuzumabe]], no tratamento do câncer de mama metastático. <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=3372312015&pIdAnexo=2577712 Bula do medicamento] Acesso em: 22/08/2016</ref>
==Disponibilidade do medicamento no SUS==