==Nomes comerciais==
UlcestopLanz, Prazol, LanzUlcestop, Lanzopept, LanogastroKaprosol
==Principais informaçõesIndicações==
[[Lansoprazol]] na dosagem de 15 mg é indicado para manutenção da cicatrização e alívio sintomático de esofagite de refluxo (incluindo úlcera de Barrett e casos de resposta insatisfatória a antagonistas de receptores histamínicos H2, como [[Ranitidina, cloridrato|ranitidina]])erosiva, de úlcera duodenal e de úlcera gástrica, em tratamento de curto prazo. Também é indicado para tratamento a longo prazo de pacientes hipersecretores, portadores ou não de Síndrome de Zollinger-Ellison - dados clínicos atuais indicam que [[Lansoprazol]] foi seguro e eficaz nessas desordens em tratamentos de até 2,6 anos de duração <ref> [http://assinantes.medicinanet.com.br/bula/7755/lansoprazol.htm Bula do Medicamento] </ref>.
Estudo que comparou os inibidores da bomba Já na dosagem de 30 mg é indicado para cicatrização e alívio sintomático de esofagite de refluxo (incluindo úlcera de prótons concluiu que [[omeprazol]] Barrett e [[pantoprazol]] reduziramcasos de resposta insatisfatória a antagonistas de receptores histamínicos H2), de forma semelhanteúlcera duodenal e de úlcera gástrica, os sintomas dos em tratamento de curto prazo. Também é indicado para tratamento em longo prazo de pacientes com esofagite hipersecretores, portadores ou não de Síndrome de refluxoZollinger-Ellison. O [[Dados clínicos atuais indicam que lansoprazol]] foi menos efetivo que o [[omeprazol]] é seguro e o [[pantoprazol]]. Entretantoeficaz nessas desordens em tratamentos de até 2, 6 anos de acordo com a avaliação feita pelos pacientes por meio de questionários, as três medicações apresentam mesma eficácia duração.<ref> [http://200www.214anvisa.130gov.94br/rebratsdatavisa/publicacoesfila_bula/Edi%C3%A7%C3%A3on%C2%BA3-RefluxoGastroesof%C3%A1gico-publicadoSITE%20ANVISAfrmVisualizarBula.pdf Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Saúde e Economiaasp?pNuTransacao=12142352016&pIdAnexo=3076678 Bula do medicamento] Acesso em: Refluxo Gastroesofágico. ANO II, EDIÇÃO Nº 3. MARÇO, 2010] 31/08/2016 </ref>.
Todos os inibidores da bomba de prótons apresentam eficácia semelhante para o tratamento da dispepsia gástrica <ref>HERRERA, M. C. et al. Inhibidores de la Bomba de Protones: ¿Cuál Debo Usar?. Boletín Farmacoterapéutico de Castilla-La Mancha. 2007</ref>. Representantes dessa classe são similares entre si quando utilizados em doses eqüipotentes, reduzindo em 95% a produção diária de ácido <ref>FUCHS, F. D.; WANNMACHER, L. Farmacologia Clínica: fundamentos da terapêutica racional. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010</ref> <ref>BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Uso Racional de Medicamentos: temas selecionados / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2010</ref>. Omeprazol e pantoprazol, bem como esomeprazol, lanzoprazol e rabeprazol, apresentam taxas de cura semelhantes para úlcera, terapia de manutenção para úlceras e para o alívio dos sintomas gastrintestinais, quando utilizados nas doses recomendadas <ref>DIPIRO, J. T. et al. Pharmacotherapy: a pathophysiologic approach. 8.ed. New York: McGrawHill, 2011 </ref>. Os medicamentos [[omeprazol]], [[esomeprazol]], [[pantoprazol]], [[lansoprazol]] e [[rabeprazol]] pertencem todos à mesma classe farmacológica (inibidor da bomba de prótons) e não há diferenças significativas entre a eficácia desses medicamentos no tratamento de refluxo. Porém, existem grandes diferenças em termos de custos <ref> [http://200.214.130.94/rebrats/publicacoes/Edi%C3%A7%C3%A3on%C2%BA3-RefluxoGastroesof%C3%A1gico-publicadoSITE%20ANVISA.pdf Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Saúde e Economia: Refluxo Gastroesofágico. ANO II, EDIÇÃO Nº 3. MARÇO, 2010] </ref>. ==Informações sobre o medicamento/alternativas==
[[Lansoprazol]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.