== NOMES COMERCIAIS Classe terapêutica ==AZI, ASTRO, AZIMED, AZITRAX, AZITROPHAR, AZITROSOL, AZOMICIN, CLINDAL, MAZITROM, ZIMICINA, ZITRAC, ZITRIL, ZITROMICIN, ZITROMIL, ZITROX== REGISTRO NA ANVISA ==SIM== CLASSE TERAPÊUTICA ==
Antibiótico da subclasse dos macrolídeos, conhecida como azalídeos (bloqueia síntese protéica)<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=6707382015&pIdAnexo=2768527 Bula do medicamento]</ref>.
== INDICAÇÃO Nomes comerciais ==[[Azitromicina]] está indicada para o tratamento de infecções causadas por organismos suscetíveis, em infecções do trato respiratório inferior, incluindo bronquite e pneumonia, em infecções da pele e tecidos moles, em otite média aguda e infecções do trato respiratório superior, incluindo sinusite e faringite/tonsilite. Este medicamento também está indicado para tratamento de doenças sexualmente transmissíveis no homem e na mulher, tais como infecções genitais não complicadas devido a ''Chlamydia trachomadis'', tratamento de cancro devido a ''Haemophilus ducreyi'', e em infecções genitais não complicadas devido a ''Neisseria gonorrhoeae'' sem resistência múltipla. Infecções concomitantes com ''Treponema pallidum'' devem ser excluídas<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=6707382015&pIdAnexo=2768527 Bula do medicamento]</ref>.
== '''PADRONIZAÇÃO NO SUS''' ==Azi, Zidimax, Azitrolab, Azi, Astro, Azitrophar, Azitromed
== RENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica) Indicação == O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Atualmente, é regulamentado pela [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1555_30_07_2013.html Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013], que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O acesso aos medicamentos [[Azitromicina]] é indicada em infecções causadas por organismos suscetíveis, em infecções do CBAF se dá através das Unidades Básicas trato respiratório inferior incluindo bronquite e pneumonia, em infecções da pele e tecidos moles, em otite média aguda e infecções do trato respiratório superior incluindo sinusite e faringite/tonsilite. (Penicilina é o fármaco de escolha usual no tratamento de Saúde faringite devido a ''Streptococcus pyogenes'', incluindo a profilaxia da febre reumática. A azitromicina geralmente é efetiva na erradicação do município onde reside o pacienteestreptococo da orofaringe; porém dados que estabelecem a eficácia da azitromicina e a subsequente prevenção da febre reumática não estão disponíveis no momento). Nas doenças sexualmente transmissíveis no homem e na mulher, azitromicina é indicada no tratamento de infecções genitais não complicadas devido a ''Chlamydia trachomatis''. É também indicada no tratamento de cancro devido a ''Haemophilus ducreyi'', e em infecções genitais não complicadas devido a ''Neisseria gonorrhoeae'' sem resistência múltipla. Infecções concomitantes com ''Treponema pallidum'' devem ser excluídas.<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=6073592014&pIdAnexo=2137466 Bula do medicamento]</ref>
== Padronização no SUS ==
'''APRESENTAÇÃO PADRONIZADA RENAME 2014'''[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1555_30_07_2013.html Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013]
* [[azitromicinahttp://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/janeiro/13/Rename-2014.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – RENAME 2014]] 500mg (comprimido) e 40mg/mL (pó para suspensão oral)
== Informações sobre o medicamento==
O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Atualmente, é regulamentado pela [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1555_30_07_2013.html Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013], que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.
O medicamento '''DISPONIBILIZADO PARAazitromicina''' Toda a população, nas unidades Básicas de Saúde, mediante apresentação apresentações de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS (exceto para medicamentos injetáveis cuja administração deva ocorrer em ambiente ambulatorial/hospitalar do SUS). == FARMÁCIA POPULAR == [[Azitromicina]] 500mg (comprimido) está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e40mg/ou nas farmácias conveniadas no [[Programa Farmácia Popular mL (pó para suspensão oral), faz parte do Anexo I do Brasil]], conforme [http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/janeiro/29/portaria-nova-11-16.pdf Portaria 111, de 28 de janeiro elenco de 2016]. O Governo Federal criou o [[Programa Farmácia Popular do Brasil]] para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. Este programa possui uma rede própria de Farmácias Populares da RENAME e a parceria com farmácias e drogarias sua disponibilização dependerá da rede privadademanda requerida ao município, chamada de "Aqui tem Farmácia Popular"<ref>conforme descrito em item 5.2 da [http://portalsaudeportalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/o-ministerioCIB/principal/secretarias/sctie/farmacia-popular13 de 27 de novembro de 2013]</ref>. Além dos medicamentos '''gratuitos''' para hipertensãoPortanto, diabetes cada município elabora sua Relação Municipal de Medicamentos – REMUME selecionando os medicamentos do Anexo I e asma, o Programa oferece medicamentos IV da RENAME de acordo com até 90% de desconto para outras patologias, como rinite, dislipidemia, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, assim como contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária<ref> [http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/346-sctie-raiz/daf-raiz/farmacia-popular/l1-farmacia-popular/18008-programa-farmacia-popular-do-brasil] <perfil epidemiológico local/ref>regional. == RENAME 2014 / CESAF (Componente Estratégico de Assistência Farmacêutica) == O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) destina-se à garantia do acesso equitativo a medicamentos e insumos, para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, com importância epidemiológica, impacto socioeconômico ou Cabe salientar que acometem populações vulneráveisalém desta seleção, contemplados em programas estratégicos de saúde do SUS. O financiamento e a aquisição deste medicamento são de responsabilidade do Ministério da Saúdeé OBRIGATÓRIO constar na REMUME, a distribuição às Regionais ou Municípios é de responsabilidade dos Estados e a dispensação é de responsabilidade dos municípiosos medicamentos descritos no Anexo “A” desta CIB vigente. '''APRESENTAÇÕES PADRONIZADAS''' *[[Azitromicina]] 500mg e 250mg (comprimido) e 40mg/mL (pó para suspensão oral)
*'''DISPONIBILIZADO PARAFarmácia Popular'''
Portadores Cólera O medicamento '''azitromicina''', na apresentação de 500mg (comprimido), consta no elenco de medicamentos da Farmácia Popular e tracoma e também para portadores de Coqueluche/ou nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme seus respectivos [http://portalsaude.saude.gov.br/index.phpimages/o-ministeriopdf/principal2016/leia-mais-o-ministeriojaneiro/847-sctie-raiz29/dafportaria-raiz/cgafme/l2nova-cgafme/11731-protocolos-guias11-16.pdf Portaria 111, de 28 de janeiro de 2016.] O Governo Federal criou o [[Programa Farmácia Popular do Brasil]] para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. Este programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de "Aqui tem Farmácia Popular". Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e-diretrizes Guias asma, o Programa oferece medicamentos com preço diferenciado para outras patologias, como rinite, dislipidemia, mal de vigilância em saúde]Parkinson, osteoporose, glaucoma, assim como contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária, ampliando assim, o acesso da população aos medicamentos deste programa.
==Referências==
<references>