Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Programa Estadual de Vigilância e Controle das Hepatites Virais (PEHV)

195 bytes removidos, 14h30min de 20 de junho de 2016
sem sumário de edição
As principais formas de prevenção contra a hepatite B são a vacina e o uso de preservativo. O Ministério da Saúde disponibiliza a vacinação contra a hepatite B para todas as faixas etárias e está disponível gratuitamente em todas as salas de vacina na rede pública de saúde do Estado. Recém-nascidos de mães com o vírus devem receber imunoglobulina específica e vacina imediatamente após o parto para diminuir o risco de transmissão vertical.
Santa Catarina é o terceiro estado com maior taxa de detecção do Brasil. Em 2014, foram notificados por SC, 1.557 casos de hepatite B. A tabela 03 apresenta os dados de notificação de hepatite B nas 16 Regiões de Saúde de Santa Catarina, no ano de 2014.
==Hepatite C==
A Hepatite C é causada pelo HCV, membro do gênero Hepatocivirus, na família Flaviridae. O diagnóstico pode ser realizado via Teste Rápido ou exames laboratoriais específicos, a confirmação dos casos reagentes é feita via realização do exame de biologia molecular (HCV-RNA). A soroconversão do anti-HCV pode ocorre em media de nove semanas após a exposição. A taxa de cronificação da hepatite C é de aproximadamente 80%.
A hepatite C é transmitida principalmente pelo sangue. Quem recebeu transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993 pode ter a doença. As outras formas de transmissão são semelhantes às da hepatite B, porém, a sexual é menos frequente. É importante ressaltar que, em um percentual significativo de casos não é possível identificar a via de infecção. Segundo último boletim epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde, em 2011, foi notificado 9.565 casos de hepatite C no Brasil com uma taxa de detecção de 5.0%, a região Sul concentra 8.5%, níveis acima do Brasil (Tabela 04). (Boletim epidemiológico hepatites virais 2012). Santa Catarina é o quarto estado com a maior taxa de detecção do Brasil, e o segundo da região Sul (Tabela 05). Em 2014, foram notificados por SC 1.557 casos de hepatite C.
==Diagnóstico e Tratamento==
Leitor
2 596
edições

Menu de navegação