Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Fluoxetina, cloridrato

390 bytes adicionados, 22h26min de 15 de junho de 2016
sem sumário de edição
==Principais informações==
O medicamento [[Fluoxetina, cloridrato|Fluoxetina]] é indicado para o tratamento da depressão, associada ou não a à ansiedade, . Também é indicado para o tratamento da bulimia nervosa, do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e do transtorno disfórico pré-menstrual premenstrual (TDPM), incluindo tensão pré-menstrual prémenstrual (TPM), irritabilidade e disforia.  A eficácia de cloridrato de fluoxetina durante o uso no longo prazo (mais de 13 semanas no tratamento do transtorno obsessivomal-compulsivo e mais de 16 semanas no tratamento da bulimia nervosaestar provocado pela ansiedade) não foi sistematicamente avaliada em estudos controlados com placebo. Portanto, o médico deve reavaliar periodicamente o uso deste medicamento em tratamentos no longo prazo <ref> [httphttps://www.anvisalilly.govcom.br/datavisaInserts/fila_bulaPatients/frmVisualizarBulaBula_Prozac_Pac_CDS22NOV10_v5.asp?pNuTransacao=8022732013&pIdAnexo=1800041 0_15JUN11.pdf Bula do medicamento]</ref>.
== Padronização no SUS ==
[http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7242&Itemid=85 Anexos da Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013]
 
[http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/janeiro/29/portaria-nova-11-16.pdf Portaria 111, de 28 de janeiro de 2016] - Dispõe sobre o Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB).
[http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/abril/01/TAB---Portaria-315-de-30-de-mar--o-de-2016.pdf Portaria 315, de 30 de março de 2016] - Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I. - <span style="font-size:large;color:red">''Para a garantia da disponibilização das tecnologias incorporadas no SUS, o decreto estipula um prazo de 180 dias para a efetivação de sua oferta à população brasileira.''</span>
==Informações sobre o medicamento==
O medicamento [[Fluoxetina, cloridrato|Fluoxetina]] é disponibilizado por meio do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) que é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Atualmente, é regulamentado pela [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1555_30_07_2013.html Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013], que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente, mediante apresentação de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS (exceto para medicamentos injetáveis cuja administração deva ocorrer em ambiente ambulatorial/hospitalar do SUS).
O medicamento [[Fluoxetina, cloridrato|Fluoxetina]] , na apresentação de 20mg comprimido ou (cápsula também é disponibilizado na Farmácia Popular e/ou nas farmácias conveniadas no [[Programa Farmácia Popular comprimido), faz parte do Anexo I do Brasil]]elenco de medicamentos da RENAME e sua disponibilização dependerá da demanda requerida ao município, conforme descrito em item 5.2 da [http://portalsaudeportalses.saude.sc.gov.br/imagesindex.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/pdfCIB/2016/janeiro/29/portaria-nova-11-1613 de 27 de novembro de 2013].pdf Portaria 111'''Portanto, cada município elabora sua Relação Municipal de 28 Medicamentos – REMUME selecionando os medicamentos do Anexo I e IV da RENAME de janeiro de 2016]acordo com o perfil epidemiológico local/regional. Cabe salientar que além desta seleção, é OBRIGATÓRIO constar na REMUME, os medicamentos descritos no Anexo “A” desta CIB vigente. O Governo Federal criou '''  Além disso, o medicamento [[Programa Farmácia Popular do BrasilFluoxetina, cloridrato|Fluoxetina]] para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. Este programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias 20 mg (comprimido) está padronizado pelo Ministério da rede privadaSaúde, chamada para portadores de "Aqui tem Farmácia Popular"<ref>[http://portalsaudetranstorno afetivo bipolar do tipo I CID10 F31.1; F31.2; F31.3; F31.4; F31.saude5; F31.gov6; F31.br/index7.php/oEncontra-ministeriose disponível pela SES/principal/secretarias/sctie/farmaciaSC, via Componente Especializado de Assistência Farmacêutica -popular]</ref>CEAF, sendo necessário o preenchimento dos critérios de inclusão definidos pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – PCDT da doença. Além dos medicamentos De acordo com a '''gratuitosPortaria 315, de 30 de março de 2016''' que aprova o PCDT do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I, <span style="font-size:large;color:red">'' para hipertensão, diabetes e asmaa garantia da disponibilização das tecnologias incorporadas no SUS, o Programa oferece medicamentos com até 90% decreto estipula um prazo de desconto 180 dias para outras patologias, como rinite, dislipidemia, mal a efetivação de Parkinson, osteoporose, glaucoma, assim como contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária<ref> [http://portalsaudesua oferta à população brasileira.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/346-sctie-raiz/daf-raiz/farmacia-popular/l1-farmacia-popular/18008-programa-farmacia-popular-do-brasil] ''</refspan>.
Além disso, [[Fluoxetina, cloridrato|Fluoxetina]] 20 mg (comprimidos) é padronizado pelo Ministério da Saúde, através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, para o tratamento dos pacientes portadores de '''transtorno afetivo bipolar''' (CID10 F31.1; F31.2; F31.3; F31.4; F31.5; F31.6; F31.7),conforme critérios estabelecidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde. De acordo com a '''Portaria 315, de 30 de março de 2016''' que aprova o PCDT do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I, <span style="font-size:large;color:red">''para a garantia da disponibilização das tecnologias incorporadas no SUS, o decreto estipula um prazo de 180 dias para a efetivação de sua oferta à população brasileira.''</span>
Consultar como o paciente pode ter [[Acesso ao Componente Especializado de Assistência Farmacêutica - CEAF]] e quais os documentos necessários.
 
 
'''CABE AO PACIENTE A RESPONSABILIDADE DE BUSCAR ATENDIMENTO PELA VIA ADMINSTRATIVA''' por meio do CEAF e atender as exigências preconizadas no PCDT (exames, documentos, receita, termo de consentimento e laudo médico, entre outros) para solicitação e possibilidade de deferimento do medicamento. Os documentos serão analisados por técnicos da SES/SC, e estando de acordo com o protocolo, serão liberados e posteriormente ficarão disponíveis para o paciente na sua respectiva unidade de saúde e serão entregues conforme o tempo previsto para cada tratamento.
 
 
*'''Farmácia Popular'''
 
O medicamento [[Fluoxetina, cloridrato|Fluoxetina]], na apresentação de 20mg (comprimido), consta no elenco de medicamentos da Farmácia Popular e/ou nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme [http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/janeiro/29/portaria-nova-11-16.pdf Portaria 111, de 28 de janeiro de 2016.] O Governo Federal criou o [[Programa Farmácia Popular do Brasil]] para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. Este programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de "Aqui tem Farmácia Popular". Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma, o Programa oferece medicamentos com preço diferenciado para outras patologias, como rinite, dislipidemia, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, assim como contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária, ampliando assim, o acesso da população aos medicamentos deste programa.
==Referências==
 
<references>
4 385
edições

Menu de navegação