Este medicamento se apresenta em forma de bastão para aplicação intraocular e contém 0,7mg de Dexametasona, e para aplicação faz-se necessário, profissional médico habilitado para aplicações intravítreas.
Esta apresentação possui registro na ANVISA número 1014701760015, com vencimento do registro em 07/2020, é um sistema aplicador de implante de dexametasona em uma matriz biodegradável e seu uso está aprovado para: <ref>[ Bula Ozurdex http://www.allergan.com.br/Bulas/Documents/ozurdex_profissional.pdf] <ref/ref>
- Tratamento do edema da mácula (acúmulo de líquido dentro do olho) após oclusão de pequenas veias da retina. - Tratamento de processos inflamatórios da parte posterior dos olhos, como a uveítes de origem não infecciosa (inflamação afetando a parte posterior do olho). - Tratamento de edema macular diabético(EMD). Apesar do registro do medicamento tenha ocorrido em 2010, o uso para tratamento de EMD foi aprovado em Agosto de 2014.
O tempo de meia vida da dexametasona quando injetada no humor vítreo é de 5,5 horas, o que limita a utilização clínica. Mas o polímero sólido biodegradável que compõe a apresentação do Ozurdex possibilita um efeito clínico entre três e seis meses.