Existem casos cirúrgicos que são denominados eletivos, isto é, não urgentes que são os causados pelo desgaste articular (artrose), que podem aguardar o processo cirúrgico em domicílio, sem grandes riscos. E existem os casos agudos, geralmente causados por traumatismo, que soa de caráter urgente, isto é, causam grande limitação funcional, dor e risco aumentado para eventos tromboembólicos (tromboembolismo pulmonar e embolia gordurosa).
<font color="red">Figura 1.</font>Artrose de quadril
'''<font color="red">Figura 2.''' </font> Fratura de colo de fêmur
== Intervenção cirúrgica ==
As próteses de colo de fêmur são fator gerador de diversas contendas, pois existem vários tipos, marcas e materiais utilizados, abaixo exemplificaremos alguns mais comuns:
'''<font color="red">Figura 3.''' </font> Fotografia de diferentes componentes acetabulares metálicos (não cimentados) e diferentes superfícies protéticas. (A): cabeça metálica/ Polietileno, (B): Cabeça cerâmica/cerâmica, (C): cabeça metálica/metal.
Como podemos perceber pela foto acima as próteses são classificadas de acordo com o material de contato entre as superfícies e a maneira como interagem entre elas. O tratamento e as próteses são fornecidos pelo SUS.