Alimento polimérico e líquido para insuficiência renal

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Alimento

Nomes comerciais

Nutrirenal (Nutrimed) ou Nutrison Advanced Nefro (Support) ou Fresenius LP

Principais informações

DESCRIÇÃO GERAL

Fórmula modificada para nutrição enteral e ORAL, líquida, nutricionalmente completa, para pacientes com doença renal crônica (DRC) em diálise, com densidade energética maior ou igual a 1,5 kcal/mL; com no mínimo 15% do VET (valor energético total) de proteínas; isenta de sacarose; com sabor. Embalagem de 180 a 200 mL.

DESCRIÇÃO ESPECÍFICA

Nutrirenal (Nutrimed) é um alimento para situações metabólicas especiais para pacientes com função renal comprometida. Densidade calórica de 2,0kcal / ml. Adequadas quantidades de vitaminas A e D; contém carboidratos com baixo impacto glicêmico; Relação de w6:w3 = 5:1; baixo teor de potássio, sódio e fósforo; enriquecido com carnitina e taurina. Isenta de sacarose, lactose e glúten. É indicado para situações metabólicas especiais para nutrição enteral ou oral, desenhado especificamente para pacientes com insuficiência renal não dialisado, que requerem uma dieta com restrição de proteína e alta densidade calórica. As formas de apresentação do produto são embalagens de 200ml ou 1000ml.

Nutrison Advanced Nefro (Support) é uma nutrição enteral, hipoproteica e hipercalórica, adicionada aminoácidos essenciais, prevenindo a desnutrição sem aumento da ureia e compostos nitrogenados. Isenta de sacarose e lactose.

Fresenius LP Suplementação nutricional oral hipercalórica e hipoproteica com alto teor de ômega 3. Possui 400Kcal e 6g de proteína em 1 unidade de 200mL. Contém 2,4g de fibras e possui baixo teor de sódio, potássio e fosforo.

Informações sobre o medicamento/alternativas

O alimento Nutrirenal (Nutrimed) ou Nutrison Advanced Nefro (Support) ou Fresenius LP não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos/insumos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado. Também não há outras alternativas padronizadas e disponíveis no SUS.

Referências