Sistema flash de monitoramento contínuo de glicose
(Redirecionado de Sistema de monitoramento contínuo de glicose)Índice
Registro na Anvisa
SIM
Categoria: produtos para saúde [1]
Nomes comerciais
- FreeStyle ® Libre: sensor com vida util de até 14 dias. Indicado para crianças a partir de 4 anos de idade. Acuracidade com MARD de 9,2%.
- FreeStyle ® Libre 2: sensor com vida util de até 15 dias. Leituras via scans para recuperação de até 8 horas de dados em caso de perda de sinal. Alarmes opcionais de hipoglicemia, hiperglicemia e perda de sinal. Até 6 metros de alcance bluetooth. Indicado para crianças a partir de 2 anos de idade. Acuracidade com MARD de 8,2%.
Obs: Quanto menor o MARD, maior a precisão das leituras de glicose [2].
Indicações
O sistema flash de monitoramento contínuo de glicose é indicado para medir os níveis de glicose do líquido intersticial em pessoas (com 2 anos de idade ou mais) com diabetes mellitus, incluindo gestantes [3].
Informações sobre o produto
O insumo sistema flash de monitoramento contínuo de glicose não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME (2024), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
Recomendação desfavorável da CONITEC
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS - CONITEC publicou o Relatório de Recomendação nº 956, aprovado pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria SECTICS/MS nº 02, de 31 de janeiro de 2025, com a decisão final de não incorporar, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, o sistema de monitorização contínua da glicose por escaneamento intermitente em pacientes com diabetes mellitus tipos 1 e 2.
Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS
Alternativamente, pacientes com diabetes têm direito a receber gratuitamente os insumos destinados ao monitoramento da glicemia capilar, desde que inscritos em programas de educação para diabéticos. Segundo a Portaria nº 2.583, de 10 de outubro de 2007, o SUS disponibiliza os seguintes insumos para o monitoramento da glicemia:
Referências
- ↑ Registro na ANVISA do produto para saúde Freestyle ® Libre
- ↑ O que é o MARD?
- ↑ Características dos sistemas FreeStyle Libre
As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.