Alterações

Alopurinol

1 841 bytes adicionados, 17h04min de 24 de novembro de 2015
sem sumário de edição
==Classe terapêuticaNOMES COMERCIAIS ==ALOPURIMILIUM, ALOZIC, LABOPURINOL, LOPURAX, PURINOL, XANTUR, ZILOPUR, ZOPRINOL, ZYLORIC== REGISTRO NA ANVISA ==SIM== CLASSE TERAPÊUTICA ==Antigota (inibidor da xantina oxidaseprovocando redução da produção de ácido úrico)== INDICAÇÃO ==Alopurinol pertence a um grupo de medicamentos chamados inibidores enzimáticos, que agem controlando a velocidade com que modificações químicas especiais ocorrem no corpo. Atua reduzindo a produção de ácido úrico, que é sintetizado pelo organismo<ref>http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=9441082014&pIdAnexo=2273044 Bula do medicamento</ref>.
Está indicado para prevenir crises de gota e outras condições associadas com o excesso de ácido úrico no corpo, entre elas, pedras nos rins e certos tipos de doença renal<ref>http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=9441082014&pIdAnexo=Nomes comerciais==Labopurinol, Lopurax, Uricemil, Zilopur, Zyloric, Abopur, Adenock, Allo, Allostad, Allpargin, Allupol, Allural, Alopurinol, Aloral, Alositol, Alpuric, Anoprolin2273044 Bula do medicamento</ref>.
==Principais informaçõesPADRONIZAÇÃO NO SUS ==A artrite gotosa ocorre em consequência de uma reação inflamatória à presença de cristais de urato de sódio que se depositam nas articulações. O alopurinol é um agente uricosúrico - '''RENAME 2014 / CBAF (inibe a produção Componente Básico de ácido úricoAssistência Farmacêutica), sendo eficaz no tratamento da hiperuricemia primária da gota, bem com na hiperuricemia secundária à distúrbios hematológicos ou à terapia antineoplásica <ref> ROBERTS, L. J.; MORROW, J. D. Analgésico-antipiréticos, agentes antiinflamatórios e fármacos utilizados no tratamento da gota In: HARDMAN, J. G.; LIMBIRD, L. E.; GILMAN; G. (Eds) As bases farmacológicas da terapêutica. 10 ed. Rio de Janeiro: Mc Graw Hill, 2004, Capítulo 27.</ref>'''
Os efeitos adversos mais comuns são irritações gastrointestinais O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e hipersensibilidade <ref> HAWKINSinsumos farmacêuticos, Dvoltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. WAtualmente, é regulamentado pela [http://portal.; RAHN Dsaude. Wgov. Gout and Hyperuricemia In: DIPIRO et al. Pharmacotherapy: A Pathophysiologic Approachbr/portal/arquivos/pdf/portaria_cbaf_nova. 5 edpdf Portaria nº 1. New York: McGraw-Hill555, 2002de 30 de julho de 2013], Section 12que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).</ref>
== Padronização no SUS ==[http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/janeiro/13/Rename-2014.pdf Relação Nacional O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Básicas de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014 (Relação Nacional de Medicamentos Saúde do Componente Básico da Assistência Farmacêutica)]município onde reside o paciente.
O medicamento alopurinol 100mg e 300mg (comprimido) consta na RENAME 2014, porém seu fornecimento não foi designado como obrigatório na [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013]. Apesar disso, os municípios do Estado recebem financiamento para fornecer os medicamentos do Componente Básico de Assistência Farmacêutica constantes dos Anexos I e IV da RENAME (conforme [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_cbaf_nova.pdf Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013] - Dispõe sobre as normas de financiamento ), o que inclui o medicamento Alopurinol 100mg e 300mg. Portanto, a responsabilidade de execução fornecimento deste medicamento é do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)Município, pois o mesmo recebe recursos financeiros para tal.
[http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013]
==Informações sobre o medicamento/alternativas==O medicamento alopurinol 100 e 300mg é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.'''APRESENTAÇÃO PADRONIZADA'''
* [[alopurinol]] 100mg e 300mg (comprimido)
 
'''DISPONIBILIZADO PARA'''
 
Toda a população, nas unidades Básicas de Saúde, mediamente apresentação de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS.
 
 
- '''FARMÁCIA POPULAR'''
 
Alopurinol 100mg (comprimido) está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no [[Programa Farmácia Popular do Brasil]], conforme [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0971_15_05_2012.html Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012].
 
O Governo Federal criou o [[Programa Farmácia Popular do Brasil]] para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. Este programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de "Aqui tem Farmácia Popular"<ref>[http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sctie/farmacia-popular]</ref>.
 
Além dos medicamentos '''gratuitos''' para hipertensão, diabetes e asma, o Programa oferece medicamentos com até '''90% de desconto''' para outras patologias, como rinite, dislipidemia, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, assim como contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária<ref> [http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/346-sctie-raiz/daf-raiz/farmacia-popular/l1-farmacia-popular/18008-programa-farmacia-popular-do-brasil] </ref>.
==Referências==
<references/>
Leitor
3 420
edições