Alterações

Enucleação

1 873 bytes adicionados, 25 março
Prótese Ocular no SUS
== Prótese Ocular no SUS ==
 
O Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular (SRV) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) presta atendimento ambulatorial a pessoas com deficiência visual (cegos e baixa visão) e com perdas ou atrofias oculares que residem no Estado de Santa Catarina e que, mediante avaliação médica, são elegíveis para o tratamento de reabilitação visual e adaptação de prótese ocular.
 
O SRV funciona no campus da FCEE, localizado no município de São José, na Grande Florianópolis, e é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos oftalmologistas especialistas em baixa visão, optometrista, assistente social, psicólogo e professores especialistas em reabilitação visual, avaliação funcional da visão e orientação e mobilidade.
 
O uso de próteses oculares é indicado para pessoas que tiveram algum trauma, doença ou nasceram com alguma anomalia que modificou a aparência do globo ocular ou que precisaram fazer a retirada total ou parte dele. Elas ajudam a recuperar o volume orbitário prevenindo o colapso e a deformidade palpebral, preservando a simetria e estética facial, melhorando de forma significativa a autoestima do usuário, além de proteger a cavidade ocular contra possíveis agentes externos.
 
Na Adaptação de Próteses Oculares, a entrega é realizada em etapas, já que o produto é feito sob medida de acordo com a anatomia da cavidade ocular e a estética do outro olho.
 
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) atende todo o estado de Santa Catarina no serviço de fornecimento de próteses oculares pelo SUS. O Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular é prestado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e pode ser acessado por pessoas que residam no estado de Santa Catarina, através das Unidades Básicas de Saúde.
== Referências bibliográficas ==
Editor, leitor
868
edições