A [[Sitagliptina + metformina]] é uma associação em dose fixa (uma combinação de dois ou mais princípios ativos em uma mesma forma farmacêutica).
O fármaco [[Metformina, cloridrato|Metformina]] é indicado para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2, em monoterapia quando a hiperglicemia não pode ser controlada somente com dieta; já a [[sitagliptina]] pertence a uma classe de agentes hipoglicemiantes orais denominada inibidores da dipeptidil peptidase 4 (DPP-4). Este medicamento consiste em combinar dois tipos de hipoglicemiantes orais em uma única forma farmacêutica. Tem como objetivo a diminuição da liberação de insulina, intervir na produção descontrolada de glicose (pelo fígado devido à disfunção das células α e β) e atuar no processo de resistência à insulina <ref> [http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/sitagliptina%20metformina%20Janumet.pdf Nota Técnica n° 89/2012 - Ministério da Saúde] </ref>.
Na teoria, novas classes de medicamentos (como os inibidores da DPP-4) deveriam contribuir com os tratamentos já estabelecidos, porém no caso do diabetes, os medicamentos recentemente desenvolvidos não parecem ser mais potentes ou efetivos do que aqueles lançados há mais de 50 anos, como as insulinas, sulfoniluréias (como a [[glibenclamida]] e [[gliclazida]]) e biguanidas (como a [[Metformina, cloridrato|Metformina]]). Além disso, estas novas classes de medicamentos são mais caras e estão associadas com efeitos adversos semelhantes aos das classes mais antigas e a outros ainda não conhecidos <ref> [http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/sitagliptina%20metformina%20Janumet.pdf Nota Técnica n° 89/2012 - Ministério da Saúde] </ref>.