Antidiabético
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - A10BD08
==Nomes comerciais==
Galvus Met, Jalra Met
==Principais informaçõesIndicações== A [[vildagliptina + metformina]] é indicada para pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (T2DM): *como adjuvante à dieta e ao exercício para melhorar o controle glicêmico em pacientes cuja glicemia não está adequadamente controlada com cloridrato de metformina ou vildagliptina em monoterapia ou naqueles já tratados com vildagliptina mais cloridrato de metformina em combinação livre. *como complemento à insulina como um adjuvante à dieta e ao exercício para melhorar o controle glicêmico em pacientes cuja dose estável de insulina e metformina sozinhas não fornecem controle glicêmico adequado. *como terapia inicial em pacientes com T2DM quando este não é adequadamente controlado apenas com dieta e exercício físico, desde que os pacientes apresentem hiperglicemia moderada a grave, ou seja, HbA1c acima de 7,6%.<ref> [http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=11617622016&pIdAnexo=3043451 Bula do medicamento] Acesso em: 29/09/2016 </ref> ==Informações sobre o medicamento== '''O medicamento [[vildagliptina + metformina]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).''' A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.
A [[Vildagliptina + Metformina]] é uma associação Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em dose fixa (uma combinação de dois ou mais princípios ativos em uma mesma forma farmacêutica). A vildagliptina, um membro nenhum dos Componentes da classe dos ativadores das ilhotas pancreáticasAssistência Farmacêutica, não é um inibidor potente e seletivo da dipeptidil-peptidade-4 (DPP-4) que melhora o controle glicêmico. Este medicamento atua fazendo o pâncreas produzir mais insulina e menos glucagon (efeito da vildagliptina) e também ajudando o corpo a utilizar melhor a insulina que produz (efeito do cloridrato de metformina) <ref> [http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/vildagliptina+metformina%20(Galvus%20met%C2%AE).pdf Nota Técnica N° 83/2012 - Ministério da Saúde] </ref>fornecido pelo Estado.
==Informações sobre Entretanto, cabe salientar que o medicamento/alternativas==SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:
A associação dos fármacos *[[Vildagliptina + MetforminaGlibenclamida]], não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
Separadamente, as unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam o fármaco *[[Metformina, cloridrato|MetforminaGliclazida]] 500mg e 850mg, pois é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
Alternativamente a *[[vildagliptinaInsulina Humana NPH]], as Unidades Locais de Saúde municipais (postos de saúde) disponibilizam os antidiabéticos orais - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento *[[glibenclamidaInsulina Humana Regular]] 5 mg e - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento *[[gliclazidaMetformina, cloridrato|Metformina]] 30mg (Lib. Prolongada). Esses fármacos também – Consulte aqui como ter acesso ao medicamento É importante ressaltar que qualquer substituição de medicamento pelos que são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos ofertados pelo SUS, é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestãoimprescindível que tenha-se o consentimento do médico assistente.
==Referências==
<references/>