Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Fluoxetina, cloridrato

2 761 bytes adicionados, 15h39min de 6 de abril de 2016
sem sumário de edição
== NOMES COMERCIAIS Classe terapêutica ==
CLORIXETIN, DAFORIN, DEPRAX, DEPRESS, EUFOR, FLOZURA,FLUOX, FLUOXETIN, FLUOXILl, FLIOXON, FLUXENE, FLUOZET, NORTEC, PAXAN, PROZAC, PROZEN, PSIQUIAL, SOSTAC, VEROTINA, ZYFLOXINInibidor seletivo da recaptação da serotonina.
== REGISTRO NA ANVISA Nomes comerciais ==
SIMFluxene, Daforin, Flozura, Prozen, Prozac, Depress, Psiquial, Depoflox, Zyfloxin,
== CLASSE TERAPÊUTICA Principais informações==
Inibidor seletivo O medicamento [[Fluoxetina, cloridrato|Fluoxetina]] é indicado para o tratamento da recaptação depressão, associada ou não a ansiedade, da serotoninabulimia nervosa, do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e do transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), incluindo tensão pré-menstrual (TPM), irritabilidade e disforia.
A eficácia de cloridrato de fluoxetina durante o uso no longo prazo (mais de 13 semanas no tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo e mais de 16 semanas no tratamento da bulimia nervosa) não foi sistematicamente avaliada em estudos controlados com placebo. Portanto, o médico deve reavaliar periodicamente o uso deste medicamento em tratamentos no longo prazo <ref> [http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=8022732013&pIdAnexo= INDICAÇÃO ==1800041 Bula do medicamento]</ref>.
O medicamento [[Fluoxetina, cloridrato|Fluoxetina]] é indicado para o tratamento da depressão, associada ou não a ansiedade, da bulimia nervosa, do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e do transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), incluindo tensão pré-menstrual (TPM), irritabilidade e disforia. == Padronização no SUS ==
A eficácia de O medicamento [[Fluoxetina, cloridrato de fluoxetina durante o uso no longo prazo |Fluoxetina]] 20mg (cápsula ou comprimido) é disponibilizado por meio do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (mais CBAF) que é constituído por uma relação de 13 semanas no tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e mais de 16 semanas no tratamento IV da bulimia nervosa) não foi sistematicamente avaliada em estudos controlados com placeboRENAME. PortantoAtualmente, o médico deve reavaliar periodicamente o uso deste medicamento em tratamentos no longo prazo <ref> é regulamentado pela [http://wwwbvsms.anvisasaude.gov.br/datavisabvs/saudelegis/gm/fila_bula2013/frmVisualizarBulaprt1555_30_07_2013.html Portaria nº 1.asp?pNuTransacao=8022732013&pIdAnexo=1800041 Bula 555, de 30 de julho de 2013], que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do medicamento]<Sistema Único de Saúde (SUS). O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente, mediante apresentação de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS (exceto para medicamentos injetáveis cuja administração deva ocorrer em ambiente ambulatorial/ref>hospitalar do SUS).
== O medicamento [[Fluoxetina, cloridrato|Fluoxetina]] 20mg comprimido ou cápsula também é disponibilizado na Farmácia Popular e/ou nas farmácias conveniadas no [[Programa Farmácia Popular do Brasil]], conforme [http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/janeiro/29/portaria-nova-11-16.pdf Portaria 111, de 28 de janeiro de 2016]. O Governo Federal criou o [[Programa Farmácia Popular do Brasil]] para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. Este programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de "Aqui tem Farmácia Popular"<ref>[http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sctie/farmacia-popular]</ref>. Além dos medicamentos '''PADRONIZAÇÃO NO SUSgratuitos''' ==para hipertensão, diabetes e asma, o Programa oferece medicamentos com até 90% de desconto para outras patologias, como rinite, dislipidemia, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, assim como contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária<ref> [http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/346-sctie-raiz/daf-raiz/farmacia-popular/l1-farmacia-popular/18008-programa-farmacia-popular-do-brasil] </ref>.
Além disso, [[Fluoxetina, cloridrato|Fluoxetina]] 20 mg (comprimidos) é padronizado pelo Ministério da Saúde, através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, para o tratamento dos pacientes portadores de '''transtorno afetivo bipolar''' (CID10 F31.1; F31.2; F31.3; F31.4; F31.5; F31.6; F31.7),conforme critérios estabelecidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde. De acordo com a '''Portaria 315, de 30 de março de 2016''' que aprova o PCDT do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I, <span style="font-size:large;color:red">''para a garantia da disponibilização das tecnologias incorporadas no SUS, o decreto estipula um prazo de 180 dias para a efetivação de sua oferta à população brasileira.''</span>
== RENAME 2014 / CBAF (Acesso ao Componente Básico Especializado de Assistência Farmacêutica) - CEAF==
O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação A solicitação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAMEcorresponde ao pleito do paciente ou seu responsável na unidade designada pelo gestor estadual. Atualmente, é regulamentado pela [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_cbaf_nova.pdf Portaria nº 1.555Para a solicitação dos medicamentos, o paciente ou seu responsável deve cadastrar os seguintes documentos em estabelecimentos de 30 de julho de 2013], que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do CBAF no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)saúde vinculados às unidades públicas designados pelos gestores estaduais.
O acesso aos medicamentos a) Cópia do CBAF se dá através das Unidades Básicas Cartão Nacional de Saúde do município onde reside o paciente.(CNS);
b) Cópia de documento de identidade*;
'''APRESENTAÇÃO PADRONIZADA RENAME 2014'''c) Laudo para Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (LME), adequadamente preenchido;
*[[Fluoxetina, cloridrato|fluoxetina]] 20mg (cápsula ou comprimidod)Prescrição Médica devidamente preenchida;
e) Documentos exigidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados na versão final pelo Ministério da Saúde, conforme a doença e o medicamento solicitado; e
'''DISPONIBILIZADO PARA'''f) Cópia do comprovante de residência.
Toda a população* Podem ser considerados documentos de identidade: carteira de identidade (RG), nas unidades Básicas carteira de Saúdetrabalho, mediante apresentação de receita médicacarteira profissional, passaporte, documento carteira de identificação e cartão do SUS (exceto para medicamentos injetáveis cuja administração deva ocorrer em ambiente ambulatorial/hospitalar do SUS)funcional ou outros documentos públicos que permitam sua identificação.
== FARMÁCIA POPULAR ==Os documentos descritos nos itens "b" e "f"não serão exigidos para a população indígena e penitenciária.
[[Fluoxetina, cloridrato|Fluoxetina]] 20mg comprimido ou cápsula é disponibilizado na rede própria Esta solicitação deve ser tecnicamente avaliada por um profissional da área da Farmácia Popular saúde designado pelo gestor estadual e/ou nas farmácias conveniadas no [[Programa Farmácia Popular do Brasil]], conforme [http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/fevereiro/26/portaria-971.pdf]quando adequada, o procedimento deve ser autorizado para posterior dispensação.
O Governo Federal criou o [[Programa Farmácia Popular cadastro do paciente, avaliação, autorização, dispensação e a renovação da continuidade do tratamento são etapas de execução do Brasil]] para ampliar o acesso aos CEAF, a logística operacional destas etapas é responsabilidade dos gestores estaduais. Todos os medicamentos dos Grupos 1 e 2 devem ser dispensados somente de acordo com as recomendações dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas e para as doenças mais comuns entre os cidadãos(definidas pelo CID-10 ) contempladas no CEAF. Este programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de "Aqui tem Farmácia Popular"<ref>[http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretariasleia-mais-o-ministerio/839-sctie-raiz/farmaciadaf-popular]raiz/cgceaf-raiz/cgceaf/l2-cgceaf/11636-teste-artigo Site Portal da Saúde/CEAF. Ministério da Saúde. Acesso em 05/04/2016.</ref>.
Além dos medicamentos '''gratuitos''' para hipertensão, diabetes e asma, o Programa oferece medicamentos com até '''90% de desconto''' para outras patologias, como rinite, dislipidemia, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, assim como contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária<ref> [http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/346-sctie-raiz/daf-raiz/farmacia-popular/l1-farmacia-popular/18008-programa-farmacia-popular-do-brasil] </ref>.
==Referências==
 
<references>
Leitor
2 596
edições

Menu de navegação