Di-hidroergocristina, mesilato de
Índice
Classe terapêutica
Antagonista adrenérgico, vasodilatador
Nomes comerciais
Iskemil
Principais informações
Di-hidroergocristina de pertence a uma classe de medicamentos chamada de alcaloides do ergot. Atua facilitando a circulação sanguínea para o sistema nervoso central, melhorando desta maneira sintomas como vertigem, distúrbios da memória, dificuldade de concentração e variação de humor e é indicado no tratamento de doenças cerebrovasculares de longa duração[1].
Esse medicamento aumenta o fluxo sanguíneo cerebral e o consumo de oxigênio no cérebro[2].
Informações sobre o medicamento/alternativas
O fármaco Di-hidroergocristina não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento e não existem alternativas equivalentes a esse medicamento disponibilizadas pelo Estado.
Alternativamente, para o tratamento de cefaléia, as Unidades Locais de Saúde disponibilizam o anti-inflamatório analgésico ibuprofeno 200mg, 300mg, 600mg (comprimido) e 50mg/mL (solução oral), Ácido acetilsalicílico 100mg e 500mg, e o analgésico e antitérmico Paracetamol 500 mg comprimido e solução oral 200mg/ml, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização destes medicamentos é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.