Alfaestradiol
Índice
Classe terapêutica
Tratamento capilar (solução tópica capilar)
Nomes comerciais
Avicis, Tegan
Principais informações
Alfaestradiol é destinado ao tratamento e prevenção da alopecia androgenética (queda de cabelos por fatores hormonais) em homens e mulheres[1].
O mecanismo de ação se dá, provavelmente, através da inibição das duas isoformas atualmente conhecidas da 5-alfa-redutase na pele (enzima mediadora da conversão da testosterona andrógena em DHT, metabólito biologicamente ativo que acelera o ciclo dos cabelos e conduz, por fim, a um aumento do percentual de fios telógenos no tricograma – os fios caem em quantidades crescentes)[2].
O tratamento tópico com alfaestradiol consiste em sua atuação de um modo específico, sobre os processos bioquímicos na raiz dos fios, uma vez que a administração mantém concentrações eficazes do alfaestradiol na pele[3].
Informações sobre o medicamento/alternativas
Alfaestradiol não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento. Não existem alternativas no SUS para o tratamento de calvice.