Glimepirida + cloridrato de metformina

De InfoSUS
Revisão de 15h12min de 2 de julho de 2015 por Anonimo (Discussão | contribs) (Criou página com '==Classe terapêutica== Antidiabético oral ==Nomes comerciais== Meritor ==Principais informações== A associação dos princípios ativos [[glimepirida + cloridrato de ...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Antidiabético oral

Nomes comerciais

Meritor

Principais informações

A associação dos princípios ativos glimepirida + cloridrato de metformina é indicada para o controle dos casos de diabetes mellitus não insulino-dependente (tipo 2) nos quais não foi obtido controle satisfatório com o uso de dieta, controle do peso corporal e exercícios físicos, devendo então seu uso ser feito em conjunto com tais medidas, a fim de proporcionar um maior controle sobre os níveis de glicemia. Esse medicamento pode, a critério médico, ser usado em associação com a insulina, porém seu uso combinado à insulina exige cuidadosa monitorização, pois o potencial para a ocorrência de hipoglicemia (diminuição intensa dos níveis de glicose no sangue) pode aumentar[1].

Os dois princípios ativos que compõe esse medicamento (glimepirida + cloridrato de metformina) são destinados ao controle do diabetes mellitus. A glimepirida pertence a um grupo de medicamentos denominados de sulfonilureias e sua ação se dá principalmente através da estimulação da insulina pelas células do pâncreas, aumentando a metabolização da glicose e reduzindo a glicemia (nível de açúcar no sangue). Já a metformina atua aumentando a captação de glicose pelo organismo e também reduzindo a produção de glicose pelo fígado. Como esse medicamento age reduzindo os níveis de glicose no sangue seu uso exige controle médico adequado e também, quando indicado, monitorização regular dos níveis de glicose sanguínea[2].


Informações sobre o medicamento/alternativas

A associação dos fármacos Glimepirida + cloridrato de metformina não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Além disso, deve-se seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde e da Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME, selecionado preferencialmente medicamentos com somente um fármaco, excluindo sempre que possível as associações fixas.

Separadamente, as unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam o fármaco Metformina 500mg e 850mg, pois é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Alternativamente a glimepirida, as Unidades Locais de Saúde municipais (postos de saúde) disponibilizam os antidiabéticos orais glibenclamida 5mg e gliclazida 30mg (liberação prolongada). Esses fármacos também são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.


Referências

<references>
  1. Bula do medicamento
  2. Bula do medicamento