Lisado bacteriano
Índice
Classe terapêutica
Lisado bacteriano
Nomes comerciais
Broncho Vaxom, Estimoral, Munolan, Paxoral, Uro Vaxon
Principais informações
A ação esperada do lisado bacteriano é um estímulo ao sistema imunológico aumentando assim a resistência do organismo às infecções do trato respiratório. A ação do medicamento deve ocorrer após a administração do primeiro ciclo de tratamento (28 dias) e que se complementa com o segundo ciclo de tratamento (28 dias), devendo ser mantido um intervalo de 28 dias entre cada ciclo de tratamento para permitir a resposta do organismo. Esse medicamento está indicado para o tratamento de infecções recorrentes do trato respiratório tais como rinite, sinusite, otite, faringite, laringite, bronquite e nas suas formas compostas, em crianças e adultos [1].
O uso de lisado bacteriano não está indicado em casos de gastroenterite aguda (infecção no aparelho digestivo) ou doenças auto-imunes e em gestantes. Também não deve utilizado por crianças menores que um ano, pois seu sistema imunológico ainda não está inteiramente formado. Não foram identificadas diferenças quanto à eficácia e segurança entre adultos e idosos (acima de 65 anos)[2].
Informações sobre o medicamento/alternativas
O medicamento lisado bacteriano não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado. Não existem alternativas equivalentes disponibilizadas pelo SUS.