Didanosina

Revisão de 22h32min de 12 de maio de 2025 por Anonimo (Discussão | contribs) (Referências)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Índice

Registro na Anvisa

Categoria: medicamento

O medicamento didanosina está com seu registro sanitário na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) cancelado/caduco e, portanto, não é mais produzido e comercializado em território nacional [1].

Nomes comerciais

Danosix ®, Didanox ®, Didavax ®, Didaxin ®, FURP-Didanosina ®, IQUEGO-Didanosina ®, IVB-Didanosina ®, LAFEPE-Didanosina ®, LFM-Didanosina ®, LIFAL-Didanosina, Univiral ®

Indicações

O medicamento didanosina é indicado, em combinação com outros agentes antirretrovirais, para o tratamento da infecção pelo HIV-1 [2].

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS

Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo) estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) para o manejo da infecção pelo HIV em crianças, adolescentes e adultos, sendo necessário o preenchimento dos critérios de inclusão definidos pelas diretrizes específicas para a doença [3][4][5]:

Importante: As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências