Pegcetacoplana

Revisão de 20h52min de 6 de janeiro de 2025 por Anonimo (Discussão | contribs) (Indicações)

Índice

Registro na Anvisa

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: outros produtos não enquadrados em classe terapêutica específica [1]

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)

Imunossupressores [2] - L04AJ03 [3]

Nomes comerciais

Empaveli ®

Indicações

O medicamento pegcetacoplana é indicado para o tratamento de adultos com hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) [4].

IMPORTANTE:

  • A bula do medicamento alerta que infecções meningocócicas podem ocorrer em pacientes tratados com pegcetacoplana e talvez se tornem rapidamente fatais ou ameaçadoras à vida se não forem reconhecidas e tratadas precocemente. O uso da pegcetacoplanapode predispor as pessoas a infecções graves, especialmente aquelas causadas por bactérias encapsuladas como Streptococcus pneumoniae, Neisseria meningitidis tipos A, C, W, Y, e B, e Haemophilus influenzae tipo B.
  • Cumprir o Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas (PCDT) mais atuais para o tratamento de pacientes diagnosticados com Hemoglubinúria Paroxística Noturna (HPN), incluindo as recomendações do Ministério da Saúde para vacinações contra bactérias encapsuladas.
  • Vacinar os pacientes contra bactérias encapsuladas, conforme recomendado, pelo menos 2 semanas antes da administração da primeira dose da pegcetacoplana, a menos que os riscos de postergar a terapia com pegcetacoplana compensem o risco de desenvolver uma infecção grave.
  • A vacinação reduz, mas não elimina o risco de infecções graves. Monitorar os pacientes para detectar sinais precoces de infecções graves e avaliar imediatamente se houver suspeita de infecção.
  • Um Programa de Suporte ao Paciente (PSP) está disponível para monitorar o uso da pegcetacoplana [5].

Informações sobre o medicamento

O medicamento pegcetacoplana não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS

O seguinte medicamento (clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo), o qual não necessariamente compõe a mesma categoria, mas possui indicações semelhantes, está disponível no âmbito do SUS pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) para o tratamento da Hemoglobinúria Paroxística Noturna: [6][7]

Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências