Home Care

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O que é Home Care?

Home Care é o termo em inglês para a assistência médica domiciliar. O serviço de Home Care tem caráter substitutivo ou complementar às intervenções hospitalares e/ou ambulatoriais que garantem a promoção da saúde ou a continuidade dos cuidados necessários para o quadro clínico do paciente, sendo comprovadamente eficientes para atendimentos de curta ou longa duração. Essa modalidade permite a desospitalização precoce dos pacientes, sem trazer prejuízos ao tratamento, além de permitir o acompanhamento eficiente evitando reinternações recorrentes por conta de reagudizações de condições crônicas. No modelo de Home Care há várias formas de assistência, podendo ser empregados recursos como fisioterapia, fonoaudiologia, nutricionista, medicação via endovenosa ou intramuscular, além de monitoramento e atendimentos médico e de enfermagem.

Modalidades da Atenção Domiciliar

Existem diferentes modalidades de Home Care, sendo que, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) de nº 11 emitida em 26 de janeiro de 2006, os Programas de Atenção Domiciliar são prestados de acordo com a complexidade de cuidados a serem dispensados ao indivíduo: Internação Domiciliar e Assistência Domiciliar. A internação domiciliar se trata de um conjunto de ações realizadas em domicílio, caracterizadas pela atenção ao paciente com maior complexidade assistencial e necessidade de serviços de técnico de enfermagem nos regimes de 12 ou 24 horas. Podem ser necessários equipamentos para a manutenção do tratamento. A assistência domiciliar é voltada para pacientes com necessidade de cuidados pontuais de serviços de enfermagem, como para realização de curativos e administração de medicamentos injetáveis e outros procedimentos executados por técnico de enfermagem ou enfermeiro. Outra modalidade é o programa de assistência multiprofissional, voltado ao paciente com necessidade de serviços multiprofissionais, como consultas especializadas e atividades terapêuticas, fonoaudiologia, fisioterapia, nutricionista, entre outros. Com o objetivo de garantir a segurança e continuidade do atendimento para todas as modalidades de atenção, as empresas devem manter uma logística de retaguarda através de uma central de operações, que deve permanecer em funcionamento 24 horas, assegurando todos os recursos necessários aos pacientes.