Silybum marianum

De InfoSUS
Revisão de 16h51min de 17 de dezembro de 2013 por Anonimo (Discussão | contribs) (Criou página com '==Classe terapêutica== Fitoterápico ==Nomes comerciais== Forfig ==Principais informações== A silimarina, componente ativo do Forfig, age como estabilizador das membra...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Fitoterápico

Nomes comerciais

Forfig

Principais informações

A silimarina, componente ativo do Forfig, age como estabilizador das membranas dos hepatócitos (células do fígado), resguardando sua integridade e, assim, a função fisiológica do fígado; protege, experimentalmente, a célula hepática da influência nociva de substâncias tóxicas endógenas e/ou exógenas. Desta maneira, Forfig (silimarina) atua de forma benéfica como coadjuvante no tratamento das doenças hepáticas crônicas inflamatórias, cirrose hepática e lesões hepatotóxicas, promovendo rápida melhora dos sintomas clínicos, como: cefaleia, astenia, anorexia,distúrbios digestivos, sensação de peso epigástrico, etc [1].

Informações sobre o medicamento/alternativas

O fármaco Silybum marianum (Forfig) não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que os medicamentos referidos, por não estarem padronizados, não são fornecidos pelo Estado.

Não existe alternativa terapêutica para o medicamento Silybum marianum.

Referências

  1. Bula do Medicamento